CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Clayton de Albuquerque Maranhão

Des. Clayton de Albuquerque Maranhão

 

Clayton de Albuquerque Maranhão, filho de Laertes Maranhão e de Maria Apparecida Maranhão, nasceu em Curitiba em 21 de setembro de 1965.

É Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Milão, Itália. Também é professor adjunto concursado na Faculdade de Direito da UFPR. Com vários artigos publicados em periódicos jurídicos, é autor do livro intitulado Tutela Jurisdicional do Direito à Saúde [arts. 83, 84, CDC], lançado pela Editora Revista dos Tribunais. 
Ex-procurador do Estado do Paraná, ingressou no Ministério Público do Estado do Paraná em 1990. Atuou como promotor substituto na Seção Judiciária de Paranaguá, como promotor de justiça de entrância inicial nas comarcas de Uraí e Bocaiúva do Sul e na entrância intermediária da comarca de Cruzeiro do Oeste. Na entrância final, atuou no Foro Central da comarca de Curitiba junto às Varas Cíveis, Varas de Família e Varas da Fazenda Pública e de Falências, e, ainda, nas Promotorias de Justiça do Consumidor, do Patrimônio Público e da Educação. Promovido a procurador de justiça em 2011, vinha atuando junto à 5ª Procuradoria de Justiça Criminal. Foi assessor do corregedor-geral do Ministério Público e do procurador-geral de Justiça.

Em 25 de junho de 2013 foi nomeado ao cargo de desembargador, na vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público.