CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Clodomir Costa Lima

Des. Clodomir Costa Lima

 

Clodomir Costa Lima, filho de Waldemar da Costa Lima e de Rita da Costa Lima, nasceu no dia 6 de agosto de 1927, na cidade de Curitiba (PR). Casou-se com a Sra. Ana Costa Lima.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, colou grau no ano 1956. Em 21 de janeiro 1958, iniciou sua carreira na magistratura quando foi nomeado juiz substituto  da comarca de Palmas. No mesmo ano, assumiu Pato Brando e foi designado para atender a comarca de Ponta Grossa, acumulando a comarca de Reserva. Assumiu as comarcas de Paranaguá, Antonina, Rio Negro e Lapa. Em 1959, assumiu a comarca de Peabiru e foi designado para atender os serviços Judiciários de Campo Mourão. Assumiu, ainda, as comarcas de Clevelândia, Pato Branco e Cascavel. Após concurso para juiz de direito, a partir de 6 de julho de 1960 passou pelas comarcas de Teixeira Soares, Francisco Beltrão, Palmas, Arapongas e Curitiba, e foi designado para os serviços judiciários de Santo Antônio.

Em 1964, foi removido para Arapongas como juiz de direito; em 1965, sem prejuízo de sua comarca, foi designado para atender os serviços judiciários de Rolândia; em 1968, foi designado para a comarca de Astorga, sem prejuízo da comarca de Arapongas.

Em 1970, foi removido para Curitiba. Em 1978, foi nomeado para o o cargo de juiz do Tribunal de Alçada onde foi vice-presidente (1979) e presidente (1981). No dia 7 de agosto de 1985 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Aposentou-se, a pedido, em 4 de setembro de 1987.

Faleceu em 1989.

É patrono do Fórum de Formosa do Oeste.