CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Eusébio Silveira da Motta

Des. Eusébio Silveira da Motta

 

Euzébio Silveira da Motta, filho de Joaquim Ignácio Silveira da Motta e Maria da Conceição Silveira da Motta, nasceu no dia 30 de janeiro de 1847, na cidade de Curitiba (PR). Irmão do desembargador Joaquim Ignácio Silveira da Motta Junior, permaneceu solteiro.

Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo, turma de 1870. Em maio de 1886, assumiu a jurisdição da comarca de Curitiba em substituição ao juiz de direito Agostinho Ermelino de Leão, então nomeado desembargador da Relação de S. Salvador.

Sofreu a influência política de seu pai, principalmente após a revolução federalista, quando foi afastado da magistratura. Para se manter financeiramente, foi professor no Ginásio Paranaense e na Escola Normal de Curitiba, nas disciplinas de Filosofia, Pedagogia e Português.

Integrou uma comissão para organizar um plano para a instrução pública de 1º e 2º graus. O plano foi entregue ao governador em 24 de janeiro de 1890 e levou à organização do quadro de pessoal e despesas, bem como à mudança de regulamento do Instituto Paranaense e da Escola Normal, extinguindo o primeiro e unindo-o à segunda, nominando-o "Gymnasio Paranaense".

Em 1914, foi reintegrado à magistratura, permanecendo em Curitiba. No dia 14 de dezembro de 1917, foi nomeado para o cargo de desembargador.

Aposentou-se, a pedido, no ano de 1919.

Faleceu em 22 de setembro de 1920, no Rio de Janeiro.

É patrono da 17ª cadeira da Academia Paranaense de Letras e do Fórum de Maringá.