Poder Judiciário e MP paranaenses fazem parceria voltada para promover igualdade de gênero

Foto:IRWL

PODER JUDICIÁRIO E MP PARANAENSES FAZEM PARCERIA VOLTADA PARA PROMOVER IGUALDADE DE GÊNERO

A assinatura do termo aconteceu nesta quarta-feira (21/06) na sede do Ministério Público do Paraná

Na tarde desta quarta-feira (21/06), o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Desembargador Renato Braga Bettega, os Presidentes de outros tribunais e os chefes do Ministério Público estadual e federal no Paraná assinaram o Termo de Parceria que instituiu o I Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e no Ministério Público.

O objetivo é reunir esforços para melhorar os índices de igualdade de gênero nas instituições que participarão do grupo. Para isso, cada órgão, por meio dos membros que indicará, deverá levantar periodicamente dados com recorte de gênero a respeito do ingresso, promoção e preenchimento de cargos de chefia da instituição. Essas informações deverão ser compartilhadas com os demais participantes, para que seja possível traçar um panorama avaliativo geral atinente à igualdade de gênero e ao trabalho de mulheres no Poder Judiciário e no Ministério Público.

Assim, será possível formular e implementar ações internas e interdisciplinares voltadas para promoção organizacional da igualdade entre homens e mulheres no Judiciário e no Ministério Público do Paraná.

Durante a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Ivonei Sfoggia, destacou que o estado sai na frente com esta iniciativa. Aproveitou também para parabenizar os participantes e os integrantes desse novo trabalho.

O Presidente do TJ-PR, Desembargador Renato Braga Bettega, elogiou a iniciativa e salientou a importância da conjugação de esforços nesse sentido com o intuito de melhorar a paridade de gênero. “Estou grato como Presidente desta Corte em assinar esse termo e contribuir para a efetividade desse trabalho que será desenvolvido entre as instituições, acredito nesse somatório de esforços”, ressaltou.

A Desembargadora Angela Khury Munhoz da Rocha, que irá representar o Tribunal no Grupo, também participou do ato. Para ela é um avanço a institucionalização desse trabalho. “Essa questão de gênero é importante porque tenho certeza que cada uma de nós ao longo da nossa vida já passou por alguma situação e, às vezes, deixamos de lado para não criar problemas ou discussões. Essa temática é vanguardista e progressista e está acontecendo pela primeira vez no Paraná. Quero muito que isso gere efeitos práticos de que possamos nos orgulhar”, afirmou.

Participação

Além do Presidente do TJ-PR, assinaram o termo: o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Ivonei Sfoggia; o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira; a Procuradora-Chefe do Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Paraná, Paula Cristina Conti Thá; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Arnor Lima Neto; a Diretora do Foro – Justiça Federal / Seção Judiciária do Paraná, Gisele Lemke; o Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, Paulo da Cunha Boal; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Frederico Mendes Júnior; a Presidente da Associação dos Juízes Federais do Paraná, Patricia Helena Daher Lopes Panasolo; o Presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Fabiano Farias da Costa; e o Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Cláudio Franco Felix.

Presença

Também estiveram presentes o Juiz de Direito Substituto em 2º Grau Márcio José Tokars; os Procuradores de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Samia Saad Gallotti Bonavides, Mônica Louise de Azevedo, Terezinha de Jesus Souza Signorini e os Promotores de Justiça Juliana Gonçalves Krause Kohlmann e Mariana Seifert Bazzo.

Acesse aqui mais fotos.