Semana Nacional da Conciliação atende mais de 17 mil pessoas no Paraná


SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO ATENDE MAIS DE 17 MIL PESSOAS NO PARANÁ

No final do mês de novembro, entre os dias 21 e 25, foi realizada em todo o país a 11ª edição da Semana Nacional da Conciliação. No evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, mais de 17 mil paranaenses foram atendidos. Só no 1º grau foram realizadas mais de 8 mil audiências e, em cerca de 20% delas, houve acordo.

Em Curitiba, pela primeira vez uma van foi utilizada para ajudar na divulgação da Campanha e atendimento da população. Nos cinco dias do evento o veículo esteve em localidades diferentes da cidade com servidores aptos a prestar esclarecimentos e informações.

Ainda na capital, algumas Unidades Judiciárias aproveitaram a proposta da Semana Nacional da Conciliação para realizar mutirões. No Fórum Descentralizado da Cidade Industrial de Curitiba mais de 60 sessões pré-processuais de conciliação na área de Família foram agendadas num único dia. Na sexta-feira, dia 25, mais de 90 pessoas foram atendidas e mais de 80% das conciliações realizadas terminaram em acordo.

Para que o mutirão obtivesse um resultado tão positivo nesta unidade foi montada uma grande estrutura para atender a população. Além dos servidores, o mutirão contou com o apoio do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Universidade Positivo, do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Santa Cruz, que disponibilizou alunos para desenvolver atividades lúdicas com crianças enquanto os pais participavam das sessões, e do 23º Batalhão da Polícia Militar, que já possui um Cartório instalado nas dependências do Fórum CIC, mas que disponibilizou uma viatura para garantir a segurança do evento.

No interior do estado a Comarca de Palmas desenvolveu um trabalho em parceria com o curso de Direito do Instituto Federal do Paraná para realização de audiências na Vara da Família e no Juizado Especial Cível. Foram agendadas mais de 350 audiências e, na área de Família, quase metade das conciliações tiveram acordo.

Em Cascavel a Semana Nacional de Conciliação foi marcada pelo início de um projeto de Justiça Restaurativa realizado no CEJUSC. Durante todo o período magistrados e servidores participaram de um Curso de JR e desenvolveram Círculos de Construção de Paz na Escola Municipal José Bonifácio.