Servidores distribuem livros para detentos de União da Vitória

Foto: IRWL

SERVIDORES DISTRIBUEM LIVROS PARA DETENTOS DE UNIÃO DA VITÓRIA

Doações foram arrecadadas durante o mês de janeiro.

Aproveitando o Dia da Solidariedade, comemorado em 31 de janeiro, os servidores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e os da Vara da Família, Infância e Juventude de União da Vitória (PR) se uniram para realizar uma campanha em prol de pessoas presas na cidade.

Os servidores arrecadaram cerca de 150 livros durante todo o mês de janeiro e os entregaram aos detentos da Subdivisão Policial de União da Vitória nesta terça-feira (21/2). Todo o material arrecadado será catalogado e ficará à disposição dos presos da unidade prisional em uma biblioteca própria.

“Ao possibilitar a leitura aos detentos, pretende-se estimular o estudo e a reflexão, oportunizando ao que lê a construção de pensamentos que vislumbrem melhor convivência quando do retorno à sociedade”, explica o diretor do Fórum, Juiz Carlos Eduardo Mattioli. “Também vamos formar leitores mais bem preparados para concluir a escolarização básica, ingressar no ensino superior ou serem inseridos no mercado de trabalho”, finaliza.

Doação de sangue

Antes da doação dos livros a equipe já havia realizado outra ação para marcar o Dia da Solidariedade. Em 31 de janeiro, a enfermeira Daiane Rodrigues, do Banco de Sangue de União da Vitória, foi ao Fórum da cidade falar à equipe sobre os procedimentos de doação de sangue e de medula óssea. A intenção era justamente aumentar o número de doadores.

De acordo com o Juiz Mattioli, com tais iniciativas, a gestão busca não apenas o incremento da integração da equipe, mas também a criação de uma cultura de ajuda ao próximo, de solidariedade, de voluntariado, de comportamentos que certamente refletem na qualificação pessoal e profissional de todos os envolvidos. Ainda segundo o magistrado, isso terá reflexos na qualidade dos atendimentos prestados nas demandas encaminhadas aos serviços judiciários.

Outras ações

Esta não é a primeira vez que as pessoas do Cejusc e da Vara da Família, Infância e Juventude de União da Vitória se reúnem para ajudar quem precisa. No Natal foram realizados corais para a população na Praça do Expedicionário, e um Papai Noel foi receber os filhos dos servidores na Vara.

A ideia é dar continuidade a essas práticas. Em cada data comemorativa um grupo é escolhido para elaborar uma ação referente à celebração. A próxima será o dia da mulher, 8 de março, ainda sem programação.