Servidores do TJ-PR vão apresentar trabalho em Fórum de boas práticas de auditoria e controle interno

Thiago Romualdo, Izabel Vieira Szeremeta e Thiago Martini Ribeiro Pinto, servidores do Tribunal de Justiça. Foto: IRWL.

SERVIDORES DO TJ-PR VÃO APRESENTAR TRABALHO EM FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO

Trabalho sobre processos de pagamento de despesas realizadas em prol do Poder Judiciário será apresentado no Recife

O trabalho intitulado “Análise de processos de pagamento de despesas realizadas em prol do Poder Judiciário do Estado do Paraná”, realizado por três servidores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), foi selecionado para apresentação no III Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário, que acontece de 7 a 9 de junho, em Recife.

No trabalho foram analisados os processos de pagamento de despesas realizadas em prol do Poder Judiciário do Estado do Paraná com o objetivo de verificar a adequada instrução, tramitação e avaliar a regularidade deles. Os servidores também sugerem algumas ações.

O Trabalho

O trabalho foi realizado no período de outubro de 2015 a junho de 2016, pelos servidores Izabel Vieira Szeremeta, Thiago Martini Ribeiro Pinto e Thiago Romualdo de Freitas, ambos do Núcleo de Controle Interno do TJ-PR.

A elaboração do estudo contou com o apoio também das unidades gestoras: Departamento do Patrimônio (DP), Departamento de Gestão de Serviços Terceirizados (DGST), Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Departamento Econômico e Financeiro (DEF), Centro de Apoio ao Fundo da Justiça (FUNJUS) e Centro de Apoio ao Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (FUNREJUS).

A servidora Izabel Vieira disse se sentir recompensada ao desenvolver o trabalho. “Além de permitir a integração entre as diversas unidades do Tribunal que realizam os processos de pagamento, foi possível perceber o engajamento dos participantes no sentido de trazer resultados concretos para todos”, explicou.

Thiago Martini falou sobre trabalhar integrado com outras unidades do TJ-PR. “O envolvimento de várias unidades deste Tribunal demostrou que, quando todos estão comprometidos para a melhoria dos procedimentos, com integração e trabalho em equipe, é possível alcançar grandes resultados”, declarou.

Segundo Thiago Romualdo, foi gratificante participar da atividade e perceber o interesse das unidades envolvidas. “Mostrou-se salutar a forma como as demais unidades contribuíram para o desenvolvimento da atividade, reforçando o compromisso dos servidores desta Corte na busca dos objetivos institucionais”, comentou.

Ações implantadas

Das ações sugeridas, já estão implementadas a padronização dos processos de pagamento entre as diferentes unidades do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e a elaboração de uma informação prévia ao pagamento, contendo os elementos essenciais para sua análise e autorização.

Resultados

Com as sugestões implantadas, obteve-se mais celeridade e economia nos processos de pagamento e também a ampliação do controle.