Inscrições para a Semana Nacional de Conciliação vão até 30 de outubro


INSCRIÇÕES PARA A SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO VÃO ATÉ 30 DE OUTUBRO

Caso tenha interesse em fazer acordo em um determinado processo, acesse a matéria e preencha o formulário de inscrição

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) se prepara para a XII Semana Nacional da Conciliação, a ser realizada em todo o País entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. A medida, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), terá reflexos em todo o Estado do Paraná, ao passo em que diversas Comarcas intensificarão seus esforços em prol da cultura da autocomposição, realizando não só as audiências de conciliação que já ordinariamente ocorreriam não fosse o advento da SNC, mas, também, incrementando suas pautas de audiências neste sentido.

Além disso, todas as Comarcas terão total autonomia para adotar as medidas que lhe pareçam mais adequadas para a profusão da cultura do diálogo, como a promoção de palestras, debates, cursos e outras atividades. Visando dar ampla divulgação à Semana, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná encaminhará ofícios à Ordem dos Advogados do Brasil, à Defensoria Pública e ao Ministério Público, convidando-os a mobilizar seus membros à selecionarem e indicarem processos nos quais entendam que é possível se obter a solução por intermédio da conciliação.

Caso o cidadão (ou outras instituições, públicas ou privadas) tenham, também, interesse em indicar processos nos quais vislumbrem possibilidade de acordo, poderão fazê-lo preenchendo os dados do seguinte formulário: QUERO CONCILIAR - SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO 2017.

Lembra-se, por fim, que a conciliação é, também, uma forma de resolução de conflitos que ainda não foram transformados em processos, de sorte que os interessados na busca da solução de uma demanda com o auxílio de conciliadores poderão solicitar mais informações sobre o tema nos Fóruns de suas cidades. Até o momento da veiculação desta notícia, ao menos 93 unidades do Poder Judiciário do Estado do Paraná já haviam confirmado suas participações na Semana Nacional da Conciliação.

Texto: 2ª Vice-Presidência.