Notícias

Seminário de Justiça Restaurativa e Socioeducação é realizado em Londrina


Seminário de Justiça Restaurativa e Socioeducação é realizado em Londrina

Ter, 13 dez 2016 18:44:47 +0000

Aconteceu em Londrina, nesta segunda-feira (12/12), um Seminário para debater a inserção da Justiça Restaurativa na Socioeducação. O evento foi o fechamento do Projeto Rodas de Conversas – Falando sobre Socioeducação, ação desenvolvida no último semestre nos Censes de Londrina pela Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei da Comarca da Região Metropolitana de Londrina – Foro Central, com o apoio do Consij-PR.

A programação contou com a presença do palestrante estudioso sobre o tema, André Ribeiro Giamberardino, Defensor Público do Estado do Paraná, Professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR e da Universidade Positivo na área de Direito Penal e Criminologia que proferiu a palestra: Justiça Restaurativa e a Construção de uma Cultura de paz, além de uma mesa redonda que promoveu o debate sobre a inserção das práticas restaurativas na socioeducação.

Fizeram parte da mesa: Pedro Giamberardino, Diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo; Claudia Catafesta, Juíza de Direito da Vara de Adolescentes em Conflito com a lei de Londrina; Marcelo Briso Machado, Promotor de Justiça da Vara de Adolescentes em Conflito com a lei de Londrina; Amarildo Pereira de Paula, Diretor do Cense, e Márcio Schmidt, Diretor do Cense II de Londrina.

A Juíza Claudia Catafesta apresentou os resultados do Projeto Falando sobre Socioeducação. “Utilizando o formato circular e incorporando princípios e elementos da metodologia da Justiça Restaurativa, se mostrou uma estratégia eficiente para promover um diálogo sistematizado entre atores do sistema socioeducativo, tendo oportunizado, nas palavras dos servidores dos Censes participantes das rodas de conversa, a evolução em conceitos e estratégias metodológicas mais humanizadas e efetivamente socioeducadoras para o adolescente em conflito com a lei”, disse a Magistrada.

Ao todo, participaram do evento 90 pessoas. Além dos servidores dos Centros de Socioeducação de Londrina, estiveram presentes profissionais de diversas áreas que se relacionam direta ou indiretamente com o atendimento ao adolescente autor de ato infracional, além de pessoas interessadas no tema da Justiça Restaurativa.