TJPR lança pedra fundamental do novo fórum de União da Vitória
TJPR LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL DO NOVO FÓRUM DE UNIÃO DA VITÓRIA
Novo prédio terá uma área construída de pouco mais de 6 mil metros quadrados
Foi lançada na sexta-feira (01/11), pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), a pedra fundamental do novo fórum de União da Vitória. O prédio, mais moderno, tornará a prestação de serviços à população mais eficiente, além de proporcionar melhorias nas condições de trabalho de servidoras, servidores, magistradas e magistrados.
A cerimônia de descerramento da pedra fundamental reuniu diversas autoridades na cidade da região Sul do estado. “Estamos dando uma melhor condição para bem atender à população do nosso estado. Tudo isso que estamos fazendo tem uma missão que é justamente prestar um melhor serviço à sociedade”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. “É uma conquista que hoje se concretiza. É uma obra importante em uma região que vai ser toda reurbanizada. O maior beneficiário vai ser a população de União da Vitória, que vai ter um local ainda mais apropriado para ser atendida”, reforçou o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas.
O novo fórum terá um pavimento térreo, três pavimentos intermediários, um pavimento técnico, um pavimento de cobertura, uma edícula, uma guarita e um estacionamento externo, totalizando uma área construída de 6.152,49 m² em um terreno de 8.685,70 m². O investimento na obra será de cerca de R$ 35 milhões.
“É um projeto de vanguarda, com um olhar voltado para o futuro, para a eficiência, para os processos digitais, para a nova Justiça que está por vir. Podemos ter certeza de que o jurisdicionado vai ter à sua disposição uma estrutura de qualidade e excelência”, ressaltou o juiz diretor do fórum, Emerson Luciano Prado Spak. “Este fórum, sonhado e pleiteado, apresenta-se como um avanço para o sistema de justiça do estado. Um espaço para que os servidores possam assegurar a boa prestação jurisdicional, que já vem se consolidando como exemplar neste que é um dos principais tribunais brasileiros”, destacou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), Marilena Indira Winter.
A cerimônia também contou com a inauguração de uma placa que celebrou o alinhamento interinstitucional de diversas autoridades ligadas à União da Vitória. “Será mais um espaço de acolhimento para as pessoas na busca constante pela Justiça”, celebrou o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Fernando Quadros da Silva. “O novo fórum vai atender às necessidades da população e aproximar as pessoas do Judiciário”, emendou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), desembargador Célio Horst Waldraff.
A Comarca de União da Vitória é de entrância final e conta com seis varas judiciais. Ela é também sede de Seção Judiciária, conforme o Código de Organização e Divisão Judiciárias (Lei nº 14.277/2003), e atende aos serviços distritais de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória e São Cristóvão.
O edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela construção do fórum foi aberto em 23 de julho. Além de União da Vitória, o edital publicado também inclui a construção de novos fóruns em Paranavaí e Campo Mourão.
Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia em União da Vitória: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; a presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter; o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas; o juiz diretor do fórum, Emerson Luciano Prado Spak; o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), desembargador Célio Horst Waldraff; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Fernando Quadros da Silva; representando a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR), o deputado estadual Hussein Bakri; o vice-presidente da Câmara Municipal de União da Vitória, Anderson Cardoso; e, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jeane Carla Furlan.