TJPR lidera Painel de Prontidão do Conselho Nacional de Justiça
TJPR LIDERA PAINEL DE PRONTIDÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
Ferramenta do CNJ monitora a adesão dos 93 tribunais e conselhos de Justiça brasileiros ao Portal Unificado de Serviços do Poder Judiciário
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aparece com 100% de integração no recém-lançado Painel de Prontidão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ferramenta monitora a adesão dos 93 tribunais e conselhos de Justiça brasileiros ao Portal Unificado de Serviços do Poder Judiciário, que será lançado em dezembro e vai oferecer acesso único, ágil e seguro aos principais serviços e informações relevantes para os usuários do sistema.
Apenas quatro tribunais brasileiros alcançaram o índice de 100% no ranking, divulgado no fim de agosto. Além do TJPR, também estão com integração máxima os Tribunais de Justiça do Pará, do Maranhão e da Paraíba. “Isso é resultado do tempo que o Tribunal do Paraná investe nas integrações com os serviços nacionais. Temos integração com o Diário da Justiça Eletrônico, desde 2021, com o Domicílio Judicial Eletrônico, em que participamos desde a homologação do projeto, e também temos a integração dos sistemas, especialmente o Projudi, à Plataforma Digital do Poder Judiciário”, lembra o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do TJPR, Danilo Kovalechyn.
O juiz auxiliar da Presidência do CNJ Alexandre Libonati de Abreu explica que “por meio do painel, é possível que as equipes de TI dos tribunais demonstrem à administração o que precisa ser feito. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta que permite ao CNJ identificar quais tribunais merecem o nosso auxílio”. A gerente sênior de Programa do Justiça 4.0, Júlia Matravolgyi, reforça que “o painel fornece uma visão clara do progresso de cada tribunal, permitindo que as equipes técnicas priorizem as áreas que necessitam de melhorias e garantindo que todos os tribunais alcancem os padrões exigidos para a consolidação do Portal Unificado de Serviços do Poder Judiciário.”
O Painel de Prontidão é resultado de um ciclo de 31 visitas institucionais realizadas pelo CNJ aos tribunais dos estados brasileiros entre outubro de 2023 e julho de 2024. As visitas tiveram o objetivo de assegurar a implantação e o uso das ferramentas desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0, que busca desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população. “O TJPR sempre buscou a inovação, mais recentemente via inteligência artificial, em que temos a vanguarda na utilização. Os processos digitais são outro bom exemplo, assim como nas próprias integrações com os sistemas nacionais do Poder Judiciário”, valoriza Kovalechyn.
Selo ouro
O TJPR é atual detentor da categoria Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade. Em 2023, pelo quarto ano consecutivo, a Corte Paranaense foi reconhecida como o melhor Tribunal Estadual de grande porte do país.
O objetivo do prêmio é estimular os tribunais brasileiros na busca pela excelência na gestão e planejamento; na organização administrativa e judiciária; na sistematização e disseminação das informações e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional.
*Com informações da Agência CNJ de Notícias
Descrição da imagem de capa: laptop aberto com a imagem do Painel de Prontidão do CNJ.