Últimas Notícias do TJPR Últimas Notícias do TJPR

Voltar

Academia da Magistratura presencial começa nesta sexta-feira com curso de Improbidade Administrativa


Academia da Magistratura presencial começa nesta sexta-feira com curso de Improbidade Administrativa

Curso acontece em Curitiba, no Prédio Anexo ao Palácio da Justiça
Sex, 09 Mar 2018 16:27:00 -0300

Acontece nesta sexta-feira (9/3), no Auditório da Corregedoria-Geral da Justiça, o 4º Ciclo da Academia da Magistratura, curso de iniciativa da Corregedoria-Geral, com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP).

Participaram da cerimônia de abertura, às 13 h, o Presidente do Tribunal, Desembargador Renato Braga Bettega, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Rogério Kanayama, o Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), Desembargador José Laurindo de Souza Netto, o 1° Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e também os palestrantes Desembargador Leonel Cunha e o Juiz Juan Daniel Pereira Sobreiro.

Nesta edição, a Academia busca fomentar a discussão e a reflexão sobre questões relacionadas à Improbidade Administrativa. Nos últimos anos o tema recebeu especial atenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, por meio da Meta Nacional n° 4 para 2017, determinou que se dê prioridade no julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa.

Por esse motivo, a atualidade e a pertinência do assunto em debate com as atribuições regimentais desta Corregedoria-Geral da Justiça justificam a escolha do tema. 

No primeiro bloco o Desembargador Leonel Cunha discorreu sobre “Os aspectos práticos do ato de Improbidade Administrativa” e, no segundo, o Juiz de Direito Juan Daniel Pereira Sobreiro falará sobre “Desafios no recebimento da petição inicial e na análise do elemento subjetivo do ato ímprobo”.

O Projeto - assim como o Curso de Práticas Administrativas,  ProMagistratura, CGJ Qualifica, 5 + 5S Primeiro Grau de Jurisdição, Proservidor -  integra a Meta interna n° 7 da CGJ – Gestão de Capacitação, que objetiva a qualificação jurídico-administrativa dos Magistrados e dos Servidores.

A Academia vem sendo implementada desde 2017 pelo Desembargador Rogério Kanayama, Corregedor-Geral da Justiça, com supervisão da Magistrada Lidiane Rafaela Araújo Martins, Juíza Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.

O curso já capacitou mais de 330 Magistrados e é ministrado tanto na modalidade presencial como na virtual.

Neste 4º ciclo, a Academia é realizada na própria Corregedoria-Geral, o que propicia um ambiente para o aprofundamento e o compartilhamento de assuntos jurídicos, e também permite que os Juízes conheçam métodos eficientes de organização dos Gabinetes mediante o aprendizado das técnicas de administração do Programa 5+5S (Primeiro Grau), desenvolvido pela Diretora do Departamento da Corregedoria-Geral, Anelisa Martin Batista.

Na sequência, serão apresentadas as ferramentas de análise e controle da produtividade, com apresentação do Núcleo de Estatística e Monitoramento da Corregedoria-Geral (NEMOC), pela Assessora Jurídica Angélica Elisa Gadens, autora do material “Gestão de Unidades Judiciárias”, que também será disponibilizado aos participantes.

Confira o cronograma completo do evento na página eletrônica da Corregedoria-Geral da Justiça.


 
CIDADÃO
 
ADVOGADO
 
IMPRENSA

Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná Canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Paraná

Jurisprudência do TJPR Jurisprudência do TJPR


Consulta Jurisprudência 2o. grau TJPR, Jurisprudência 2º Grau, Jurisprudência Turmas Recursais, Jurisprudencia, jurisprudencia

Diário da Justiça do TJPR Diário da Justiça do TJPR

a

Prazos e Suspensões no TJPR Prazos e Suspensões no TJPR

Clipping Clipping

Nota de Falecimento Nota de Falecimento