FÓRUM DE CONCILIAÇÃO VIRTUAL

O Fórum de Conciliação Virtual é uma ferramenta de troca de mensagens dentro do próprio sistema de tramitação processual (Projudi), que permite que autor e réu possam negociar os termos do processo, através do envio de mensagens de texto, além da manifestação livre dos advogados no bate-papo. Caso as partes cheguem a um acordo por meio do Fórum, o termo será redigido em um campo específico, disponibilizado no sistema, e encaminhado para homologação do juiz. Dessa maneira, as partes podem resolver a questão por consenso, sem a necessidade de saírem de casa.

Para utilização do Fórum de Conciliação Virtual, as partes precisam solicitar acesso ao juiz responsável, que irá analisar a questão, ou fazer um cadastro no site do TJPR (clique aqui para acessá-lo). Para saber como funciona a ferramenta você pode consultar os manuais disponíveis na base de dados do TJPR, clicando aqui.

Para os Advogados elaboramos um manual simplificado de utilização do Fórum de Conciliação Virtual que pode ser acessado clicando aqui.

Você também pode conhecer o Fórum de Conciliação Virtual assistindo o vídeo abaixo:

O Fórum de Conciliação Virtual foi instituído pela Resolução n. 10/2018-CSJEs.