Notas de Falecimento

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Desembargador aposentado Antônio Gomes da Silva. O velório ocorre na Capela Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. O sepultamento será realizado nesta sexta-feira (18/9), às 14h, no mesmo local.

Antônio Gomes da Silva, filho de Altino Gomes da Silva e Maria Magdalena da Conceição, nasceu no dia 17 de julho de 1934, na cidade de Caruaru (PE). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1960.

Nomeado juiz substituto em 8 de julho de 1963, assumiu as comarcas de Campo Largo, Curitiba, Colombo, Araucária, Bocaiúva do Sul e Cerro Azul. Instalou e foi o primeiro juiz das comarcas de Umuarama e Nova Londrina. Nomeado juiz de direito em 6 de junho de 1964, judicou nas comarcas de Jaguariaíva, Cianorte, Bela Vista do Paraíso, Londrina e Curitiba, na qual foi titular da 1ª Vara da Família e da 4ª Vara da Fazenda Pública.
 
Foi promovido para o Tribunal de Alçada no dia 30 de setembro de 1988, presidindo a 2ª Câmara Cível, o II Grupo de Câmaras Cíveis e 4ª Câmara Criminal. Foi chefe do Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina de 1973 até 1975.
 
Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em 3 de maio de 1995, onde foi presidente da 5ª Câmara Cível e do II Grupo de Câmaras Cíveis. Foi professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Curitiba a partir de 1977, tendo se aposentado em abril de 1999. Também foi professor de Direito Civil na Escola da Magistratura do Paraná. Chefiou o Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina.
 
Aposentou-se compulsoriamente (aos 70 anos de idade) em 10 de agosto de 2004.