#Conexão fala sobre Autocomposição e Destaca projetos do TJPR


#CONEXÃO FALA SOBRE AUTOCOMPOSIÇÃO E DESTACA PROJETOS DO TJPR

Nesta quinta-feira (04/06), o programa #Conexão trouxe em pauta os métodos adequados de solução de conflitos. Como convidado o Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ e Juiz de Direito do TJSP, Dr. Daniel Carnio Costa, abordou a questão da resolução de conflitos na área empresarial. Durante sua explanação falou sobre a atuação dos tribunais no momento de pandemia. “Em razão do distanciamento social, os Tribunais tiveram que evoluir 10 anos em 10 dias, em termos de virtualização. De acordo com as estatísticas do CNJ, mês a mês, o Poder Judiciário, num geral, vem batendo recordes de produtividade, porque o trabalho remoto foi rapidamente e muito bem adaptado para a Justiça", afirmou. Nesse aspecto elogiou as ações desenvolvidas em nosso Estado. “O Paraná foi um dos estados pioneiros na implementação de projetos no sentido virtual”, disse.

O Magistrado ainda detalhou os aspectos que podem auxiliar empresários nesse momento de crise econômica, destacando o CEJUSC de Recuperação Empresarial, lançado recentemente pela 2ª Vice-Presidência do TJPR. “O CEJUSC de Francisco Beltrão, que visa o ramo empresarial e busca mediação e conciliação para empresas, será uma ferramenta importante de auxílio, além de evitar que elas tenham que acessar o Poder Judiciário. Isso tudo em uma plataforma virtual”, completou.

A segunda convidada da live, a Desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora e gestora do projeto Justiça no Bairro, falou sobre como o programa está funcionando durante a pandemia, apresentou número de atendimento e também falou sobre os métodos adequados de solução de conflitos no Paraná. 

 

Sobre o Conexão

Devido às diretrizes de distanciamento social implementadas pelo Tribunal de Justiça do Paraná, algumas medidas foram tomadas a fim de divulgar as ações do Judiciário Paranaense. Neste cenário, a 2ªVice-Presidência do TJPR teve a iniciativa de lançar o #Conexão, que contempla uma programação semanal de lives em suas redes sociais, com o objetivo de divulgar novos projetos e debater temas pertinentes durante a pandemia do novo coronavírus. 

Até o momento já foram realizadas 8 transmissões, dentre elas, lançamentos de projetos e ações pioneiras no Estado. A programação contou com a presença de representantes dos Poderes do Estado do Paraná para conversar sobre as ações paranaenses realizadas contra o COVID-19; e de especialistas que abordaram os temas: audiências por meios virtuais, violência doméstica e as ações do judiciário em proteção à crianças e adolescentes. Além disso, estão incluídas também as lives de lançamento do CEJUSC Bancário e do curso Equilibrando Contas e dos CEJUSC’s Recuperação Empresarial e Fundiário, ações inéditas no Judiciário.