2ª Vice-Presidência assina três convênios com a cidade de Palmas


2ª VICE-PRESIDÊNCIA ASSINA TRÊS CONVÊNIOS COM A CIDADE DE PALMAS

 

Nesta manhã (10/10), no Fórum de Palmas, foi assinado um convênio entre a Prefeitura Municipal de Palmas e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) PROCON, CEJUSC Fazendário e da Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU) no município. 

Idealizadas pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, essas três ferramentas de solução de conflitos e ressocialização buscam otimizar a Justiça na cidade de Palmas, a fim de tornar as demandas judiciais mais rápidas e eficazes para a população.

O 2º Vice-Presidente apontou a importância das iniciativas para a pacificação social. “É com grande satisfação que assinamos esses três convênios com o município de Palmas. Isso se deve à atuação de uma política pública de solução de conflitos de forma consensual. Vivemos num momento de muita violência, é necessário contrapor uma cultura de paz, e é esse o objetivo dos três convênios”, disse.

O presidente do TJPR, Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira, esteve presente no evento e destacou a necessidade de modificar a forma como a justiça chega até a sociedade. “Temos mais de 100 milhões de processos ativos no país, a visão tradicional de exercer a justiça está superada, precisamos ter novas atitudes e, para isso, precisamos investir fortemente nos meios alternativos ou socialmente úteis e adequados à solução dos conflitos”.

Assinaram os documentos o Presidente do TJPR, Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira, o 2º Vice-Presidente do TJPR, Des. José Laurindo de Souza Netto, o Juiz Coordenador do CEJUSC de Palmas, Dr. Eduardo Pinheiro Viana, o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Anderson Fogaça e o Prefeito de Palmas, Kosmos Panayotis Nicolaou. 

Cidadão Honorário de Palmas 

Após a assinatura dos convênios foi realizada uma cerimônia de homenagem ao Desembargador José Laurindo de Souza Netto, com a entrega da homenagem do Título de Cidadão Honorário da Cidade de Palmas, oferecido pela Câmara de Vereadores do Município

O Presidente da Câmara, Vereador Luiz Guesser, o vereador proponente da honraria, Paulo Hercílio Dangui Bannake e a vereadora Jucélia de Oliveira Paim fizeram a entrega da homenagem. Finalizando a cerimônia o magistrado ainda recebeu como presente dois quadros com réplicas da primeira portaria do primeiro livro registrado na Comarca, lavrada e assinada pelo avô do Desembargador, o Dr. José Laurindo de Souza, datado de 1933 e o primeiro auto de protesto, lavrado pelo tio avô do magistrado, o Dr. Pedro Laurindo de Souza, na data de 1922.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade o Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, Des. Rogério Etzel, Des. Renato Braga Bettega, Des. Ramon de Medeiros Nogueira, Juiz Auxiliar da Presidência, Rodrigo Otávio Amaral, Representante da Amapar, Tatiane Bueno Gomes Presidente OAB Palmas,  Eduardo Tobera Filho, os Promotores Pedro Domingues e Alexandro Luis dos Santos, o Prefeito de Mangueirinha, Elídio Moraes e a Prefeita Coronel Domingos Soares, Maria Antonieta de Araújo Almeida.