2ª Vice-Presidência do TJPR lança CEJUSC Bancário


2ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJPR LANÇA CEJUSC BANCÁRIO

O novo centro judiciário trabalhará com matéria específica visando o aprimoramento dos serviços relacionados ao endividamento financeiro dos paranaenses.

Como forma de aprimorar o atendimento de casos relacionados ao endividamento familiar, o TJPR, por meio de sua 2ª Vice-Presidência, trabalha há 10 anos com o Projeto de Tratamento ao Superendividamento do consumidor, uma iniciativa que usa a mediação para realizar a renegociação de dívidas. A partir desse mês, o projeto passará a ser desenvolvido num Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania específico, chamado CEJUSC Bancário, e também ganhará uma vertente educativa, com o lançamento de um curso sobre educação financeira, o “Equilibrando as Contas”.

A novidade será lançada no dia 16/04, às 18h, através de uma live no Instagram da 2ª Vice-Presidência, que contará com a participação das juízas coordenadoras do CEJUSC, Carolina Gabriele Spinardi Pinto, e Sandra Bauermann.

O Projeto de Tratamento ao Superendividamento

O Projeto é indicado à pessoas físicas que possuem dívidas de relação de consumo (não profissionais), e que se vêem impossibilitadas de arcar com seus endividamentos atuais e futuros de consumo (superendividado), com todos os seus credores, de acordo com seu orçamento familiar. 

A partir do preenchimento de um formulário com os dados pessoais e socioeconômicos (renda, despesas básicas) do indivíduo, as dívidas e os credores com que deseja renegociar (as dívidas de consumo) é possível se cadastrar no Projeto. Depois disso, uma audiência de mediação coletiva é marcada, na qual os credores são convidados a participar, a fim de discutir uma série de pontos que preservem as despesas básicas de sobrevivência do indivíduo, tentando chegar a um acordo.

Equilibrando Contas

O CEJUSC Bancário traz consigo uma ferramenta que agregará aos seus serviços a cidadania e emancipação dos participantes, tornando ainda mais fácil reorganizar suas próprias finanças. O Equilibrando Contas é um curso de educação financeira que tem como objetivo ajudar a reequilibrar as contas das famílias, a partir de instruções básicas repassadas por meio de 7 vídeo-aulas de, no máximo, 15 minutos. Nesse período, os cidadãos serão convidados a refletir sobre seus padrões de consumo, ensinados a usar uma planilha de orçamento doméstico e a fazer um verdadeiro planejamento financeiro de suas contas.