2ª Vice-Presidência inaugura novos serviços no CEJUSC de Pato Branco


2ª VICE-PRESIDÊNCIA INAUGURA NOVOS SERVIÇOS NO CEJUSC DE PATO BRANCO

Nesta terça-feira, dia 09/10, uma cerimônia foi realizada no Fórum de Pato Branco para celebrar a inauguração de novos serviços para os jurisdicionados e também as novas dependências do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) local. O 2º Vice-Presidente, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, esteve presente no evento oficializando o início das atividades da Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU), do CEJUSC Fazendário e do CEJUSC Procon.

Desenvolvidos por meio da 2ª Vice-Presidência do TJPR, o objetivo dos novos serviços é garantir maior eficiência na resolução de conflitos das áreas fazendária e consumerista, além de permitir a aplicação de medidas socialmente úteis como substitutivo penal.

Representando o Tribunal de Justiça do Paraná na assinatura dos Termos de Cooperação com o município, o Desembargador José Laurindo de Souza Netto destacou a importância de desenvolver inovações nos centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. “Nosso objetivo é fomentar a cultura da paz e divulgar a forma pacífica de resolução dos conflitos. Temos alcançado essa meta com a instalação de mais de 100 CEJUSCs no Paraná, que têm apresentado resultados excelentes para a pacificação social”, apontou o magistrado.

O Prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destacou a aproximação com o Judiciário possibilitada pelos acordos assinados: “Eu acredito nessa possibilidade de proximidade da Justiça. Sempre existiu um tabu muito grande, era tudo muito distante, mas hoje estamos tornando esse relacionamento mais próximo, deixando a população ter contato com a Justiça de forma rápida e mais fácil do que antigamente”.

A juíza Coordenadora do CEJUSC, Dra. Franciele Estela Albergoni De Souza Vairich, comemorou os excelentes resultados alcançados pelo Centro que, em apenas 2 anos, já consegue alcançar índices de acordo superiores a 60% em áreas como a de família. Para ela, a instalação da CEMSU contribuirá ainda mais para o trabalho realizado. “Além de resolver conflitos de forma consensual, se a gente conseguir que o cidadão que cometeu um delito reflita sobre aquilo que ele fez, talvez na próxima vez ele tome mais cuidado e evite uma ação semelhante. Com o Centro de Medidas Socialmente Úteis, procuramos desenvolver um trabalho preventivo”, diz. 

Estiveram presentes no evento, entre outras autoridades, o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Anderson Ricardo Fogaça, o Chefe Substituto da PRF, Pedro Diniz, representantes do Ministério Público de Pato Branco, Dra. Ivana Ostapiv Rigailo e Dr. Rafael Alberto Soares, representante da OAB em Pato Branco, Dr. Jânio Figueiredo, e o Dr. Ronaldo Silva, representando a Casa Civil do Estado.