2ª Vice-Presidência instala Cejusc Fazendário em Telêmaco Borba


2ª VICE-PRESIDÊNCIA INSTALA CEJUSC FAZENDÁRIO EM TELÊMACO BORBA

 

Na noite desta quinta-feira (12/09), a 2ª Vice-Presidência do TJPR contribuiu para um marco histórico na Comarca de Telêmaco Borba e para a Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB), com a assinatura de um Termo de Cooperação com o Município e a faculdade para a inauguração do Cejusc Fazendário.

 

O Termo de Cooperação tem o objetivo de instalar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Fazendário (Cejusc Fazendário) no município, visando a realização de conciliações pré-processuais e processuais na área fazendária. O novo serviço, além de melhorar a eficiência jurisdicional, ainda traz benefícios aos contribuintes, garantindo maior agilidade na baixa dos protestos e possibilidade de parcelamento, e para a Fazenda Pública, com o aumento da arrecadação e redução de tempo para o recebimento de receitas tributárias. 

 

Para o 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, o Cejusc oferece atendimento para que a população resolva questões além dos conflitos. “A maior efetividade que se busca é resolver o problema de fundo que deu causa ao conflito. Essa é a função do Cejusc, um espaço de diálogo onde se mergulha na subjetividade e procura-se resolver os problemas inerentes ao surgimento desse conflito.”, disse. 

 

A instalação do Cejusc representa um marco para o município e para a população de Telêmaco Borba, como afirma o Juiz Coordenador do Cejusc, Dr. Paulo Fabrício Camargo. “Somos a primeira comarca de entrância intermediária a receber esse módulo do CEJUSC, sendo a FATEB a primeira instituição privada de ensino superior a acolher em suas dependências o funcionamento do CEJUSC PRÉ nos módulos Cível, Família e Fazendário. A instalação do CEJUSC representa o início de uma significativa mudança de cultura local, ou seja, do espírito litigioso que assola a sociedade para um espírito conciliatório que visa a solução consensual dos conflitos”, afirma.