2ª Vice-Presidência participa de Seminário sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa na Bahia


2ª VICE-PRESIDÊNCIA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE JUSTIÇA RESTAURATIVA NA BAHIA

 

Representando o Tribunal de Justiça do Paraná, os magistrados Rodrigo Rodrigues Dias e Laryssa Angélica Copack Muniz, além da assessora da 2ª Vice-Presidência, Mariele Zanco Laismann, participaram do primeiro dia de atividades do 2º Seminário sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa, realizado na Bahia. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento pretende obter sugestões de melhoria para a condução dos Comitês estaduais, permitir que os diversos Tribunais tenham conhecimento de medidas, ações e projetos na área da Justiça Restaurativa levados a cabo por outras Cortes, discutir resultados e dados constantes das informações prestadas pelos Tribunais em respostas a pedido previamente realizado e produzir um ambiente de compartilhamento de melhores práticas na área da Justiça Restaurativa, para fins de melhoria dos trabalhos desenvolvidos em todo o Brasil.

Na ocasião, o ministro e presidente do STF e do CNJ, Dias Toffoli, ao comentar a situação atual tecnológica e social do país, afirmou a importância da atuação do Poder Judiciário na sociedade. “É importante que o Judiciário desperte essa necessidade de provocar a sociedade para promover uma pacificação social”, disse. “O papel do CNJ, nesse cenário, consiste em desenvolver políticas públicas que contemplem novas formas de pacificação de conflitos em tempos socialmente toleráveis”, completa o ministro. 

Para o segundo dia do 2º Seminário de Justiça Restaurativa, o evento reserva um programa de oficinas sobre como a Justiça Restaurativa pode ser aplicada em áreas diversas, como o sistema de justiça, policial civil e militar, guarda-municipal, nas escolas e universidades, entre outros. Para finalizar, a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, do TJBA, fechará o evento com uma palestra.