CEMSU mantém atendimento durante isolamento social e realiza círculos restaurativos virtuais


CEMSU MANTÉM ATENDIMENTO DURANTE ISOLAMENTO SOCIAL E REALIZA CÍRCULOS RESTAURATIVOS VIRTUAIS

Com várias temáticas diferentes, as ações permitem restaurar relações sociais e ainda auxiliam prestadores de serviços à comunidade a cumprirem suas horas de trabalho.

 

Com várias temáticas diferentes, as ações permitem restaurar relações sociais e ainda auxiliam prestadores de serviços à comunidade a cumprirem suas horas de trabalho.

Assim como tantas outras atividades judiciárias, a CEMSU, Central de Medidas Socialmente Úteis, de Curitiba, precisou adaptar-se à modalidade remota para manter o funcionamento dos atendimentos. Em teletrabalho, a equipe permaneceu em comunicação e passou a estruturar projetos e ações, até que, a partir de do mês de abril conseguiu realizar círculos de justiça restaurativa de forma virtual.

De acordo com facilitadora de círculos Fernanda Queiroz, que é integrante da equipe jurídica da CEMSU em Curitiba, foram realizados círculos com temáticas de gênero, para mulheres, falando sobre autocuidado, autoestima, empoderamento e o lugar da mulher na sociedade, e, ainda, temáticas sobre saúde mental e vivência em comunidade. Tudo de forma remota, mas obedecendo a metodologia empregada nos círculos presenciais. “Nós estamos trabalhando com os círculos virtuais como se fossem presenciais, com algumas adaptações, como o objeto da palavra, que é uma das características do círculo que a gente não consegue implementar no meio virtual, mas apresentamos e falamos sobre ele”, explica. 

Até o final de maio, 5 círculos já haviam sido realizados, com participantes encaminhados pelas Varas de Execuções Penais, cumpridores de serviço à comunidade, que podem usar a atividade para completar as horas de trabalho, entre outros. E apesar da impossibilidade de contato físico, os resultados foram surpreendentes: “Atendemos diversas pessoas que têm dado feedbacks bastante importantes sobre a qualidade do nosso trabalho e sobre a importância do Judiciário estar agindo dessa forma e propiciando esses espaços que fomentam o diálogo e a reflexão sobre algumas temáticas que são muito importantes”, explica Fernanda.

 

Confira entrevista da facilitadora na íntegra.

 

Conversamos com a professora Bruna Barth, que participou de dois círculos. Na conversa por videoconferência ela elogiou a metodologia e a considerou eficiente e transformadora. “Eu não conhecia esse termo “justiça Restaurativa”, e só ele pra mim já fez muito sentido” relatou. “Quando a gente pensa em justiça, geralmente a gente pensa em penalidade, ou injustiça, fazemos referência a alguma coisa ruim. E assim que terminou o primeiro círculo eu pensei como essa prática é mesmo transformadora. Ao invés de fazer as pessoas pagarem suas penas, elas podem restaurar alguma coisa. É uma ideia genial, pode ajudar muita gente”, destacou.

 

Confira a entrevista da professora Bruna!

 

O estudante Pedro Henrique Fonseca também ficou satisfeito com a participação em círculos de construção de paz. Ele, que mora em Santa Catarina, conseguiu integrar as ações sem sair de casa e relatou, também por vídeo, como foi essa experiência. “Eu vou levar o círculo para a minha vida, vou tentar recriá-lo na minha casa, com os amigos. A grande vantagem é que ele agrega tanto pra quem faz, quanto pra quem participa. É uma ferramenta que pode ser aplicada com os outros”, afirmou. Além da gratidão por participar o estudante ainda recomendou a prática: “Pra mim o maior benefício do círculo é se relacionar com as pessoas, estar conectado a elas. Valeu muito, eu não sei como explicar, mas quem puder participar, participe, porque não vai se arrepender”.

 

Confira o depoimento de Pedro!

 

Programação e Atendimento

Diante do sucesso a equipe da CEMSU de Curitiba criou uma programação com temáticas variadas. Em todas as quartas, quintas e sextas-feiras serão realizados círculos virtuais. Os participantes recebem o convite com a data, horário e o recurso tecnológico que será utilizado e só precisam se conectar na data marcada.

Além disso, a equipe ainda realiza atendimentos por WhatsApp. Todas as pessoas que passam pelo atendimento de custódia recebem um número de telefone, já no alvará, e podem tirar dúvidas jurídicas ou saber sobre os equipamentos de assistência social que podem acessar. A equipe permanece de plantão durante o horário de atendimento do Tribunal de Justiça, das 12h às 19h.