Francisco Beltrão inaugura CEJUSC-PROCON, CEMSU e NUMEC


FRANCISCO BELTRÃO INAUGURA CEJUSC-PROCON, CEMSU E NUMEC

 

Esta quarta-feira (09/10) foi de grande importância para a comarca de Francisco Beltrão. O município contou com a presença do 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Des. José Laurindo de Souza Netto, para inaugurar as atividades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania PROCON (CEJUSC-PROCON), da Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU), que funcionarão no Fórum da Comarca, e do Núcleo de Mediação Comunitária (NUMEC) no 21º Batalhão da Polícia Militar. 

A instalação dos serviços no município é resultado da parceria entre a Prefeitura de Francisco Beltrão e o Tribunal de Justiça do Paraná. Os projetos, desenvolvidos pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, visam fomentar a pacificação na cidade, a partir da facilitação e eficiência da resolução de conflitos, e na aplicação de medidas socialmente úteis como alternativa ao sistema penal. 

De acordo com o Subcomandante do 21º Batalhão da PM, Major Rogério Pitz, o Núcleo de Mediação Comunitária tem o papel de aproximar a sociedade da Justiça. “Por meio do NUMEC estamos fazendo uma nova modalidade de segurança pública, e num sentido maior, estamos fazendo justiça, que, hoje, está sendo levada às pessoas da sociedade para que elas possam buscar a solução de seus conflitos”, disse. 

O Prefeito da cidade, Sr. Cleber Fontana, lembrou que os processos morosos, burocráticos e ineficientes são o que afastam a população da Justiça. De acordo com ele, essas novas ações têm como objetivo provocar o efeito contrário. “Com esses projetos poderemos desafogar o judiciário, dar à população a chance de resolver pequenas questões de forma muito mais rápida. Os resultados serão colhidos em muito pouco tempo”.

Com a implantação dos novos serviços no município de Francisco Beltrão, os cidadãos da cidade poderão ter mais autonomia na hora de resolver os seus conflitos, além de conforto e praticidade. É o que aponta o 2º Vice-Presidente do TJPR, Des. José Laurindo de Souza Netto: “Por meio de todos esses projetos nós estamos praticando a inovação na gestão da política pública, estamos dando autonomia para que os indivíduos possam buscar soluções pacíficas para seus conflitos, contribuímos para uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais pacífica”, afirma.

Também estiveram presentes no evento, realizado no 21º Batalhão da PM, o Presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Vereador José Carlos Kniphoff, a Diretora do PROCON, Dra. Helena do Couto, a juíza Coordenadora do CEJUSC, Dra. Carina Daggios, o Coordenador Adjunto do CEJUSC, Dr. Antônio Evangelista de Souza Netto, e o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Anderson Ricardo Fogaça.