Juizado Cível de Cornélio Procópio realiza centenas de audiências virtuais e destina recursos á saúde pública


JUIZADO CÍVEL DE CORNÉLIO PROCÓPIO REALIZA CENTENAS DE AUDIÊNCIAS VIRTUAIS E DESTINA RECURSOS Á SAÚDE PÚBLICA

 

O Juizado Especial Cível de Cornélio Procópio realizou, desde o dia 20 de março, 714 audiências por meio do “Fórum de Conciliação Virtual”. A plataforma se mostrou essencial para o bom funcionamento da vara no momento de pandemia, em função da suspensão temporária dos atos presenciais. “Por meio desta plataforma evitamos a paralização de mais de 700 processos que estavam com audiências presenciais designadas para março e abril”, explica a juíza responsável pelo Juizado Especial Cível de Cornélio Procópio, Vanessa Aparecida Pelhe Gimenez.

A ferramenta, aprovada pelo Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná há mais de dois anos, permite às partes negociarem acordos judiciais por meio de um “chat”, aberto dentro do processo eletrônico, possibilitando a troca de mensagens entre os advogados, com a participação de um conciliador e em total confidencialidade. 

Além disso, para auxiliar no combate ao COVID-19, o Poder Judiciário da comarca destinou R$ 278 mil à saúde dos munícipes de Cornélio Procópio. O dinheiro é proveniente de prestações pecuniárias, pagas por infratores, determinadas em sentença ou transações penais das varas Criminal e do Juizado Criminal. 

O Juizado procopense também priorizou a expedição de alvarás de valores depositados nos autos, para amenizar a crise financeira pela qual passa a comunidade. Desde 21 de março foram expedidos 200 alvarás que somaram cerca de R$ 800 mil. 

 

Para saber como funciona o Fórum de Conciliação Virtual acesse um vídeo explicativo clicando aqui!