Mutirão virtual de audiências alcança índice de 80% de acordo


MUTIRÃO VIRTUAL DE AUDIÊNCIAS ALCANÇA ÍNDICE DE 80% DE ACORDO

Audiências foram realizadas pelo CEJUSC de 2º Grau, com processos envolvendo o Banco Santander.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Paraná, realizou, no final do mês de junho, o primeiro mutirão virtual de audiências de conciliação, envolvendo processos do Banco Santander. Dentre os casos solucionados, estiveram processos de consumidores com negativação de nome, juros cobrados em excesso e contas abertas por terceiros em nome do reclamante. No total, 26 audiências foram realizadas, com pessoas de diversas cidades do Estado, e 21 processos foram extintos por consenso, um índice de 80% de acordo. Ao final, o valor acumulado ultrapassou 223 mil reais a serem pagos pela instituição financeira. 

Para o Banco Santander o modelo virtual adotado pelo mutirão, inédito para os advogados participantes, foi bastante produtivo e a intenção é aumentar o volume de conciliações. “Nós ficamos muito otimistas com esse mutirão virtual e estamos prontos para aumentar o volume de conciliações, o interesse é conciliar e encontrar resultados positivos para as duas partes”, afirma a Superintendente Executiva Jurídica do Banco Santander, Maria da Glória Chagas Arruda.

O CEJUSC de 2º Grau atua com o objetivo de reduzir o volume de ações em tramitação na Justiça,  por meio de acordos, solucionando, de forma rápida e eficiente, casos que tramitam há anos. Durante o momento de isolamento social, quando as audiências presenciais foram canceladas, as mediações e conciliações migraram para o modelo virtual. A partir dessa experiência, o Centro passou a estudar formas de viabilizar um mutirão virtual.

Com uma equipe de mediadores voluntários experientes, formada por desembargadores aposentados, que estão no grupo de risco da COVID-19, o uso da tecnologia auxiliou a manutenção do trabalho e dos índices de consenso.  Para o Desembargador Valter Ressel, um dos mediadores atuantes no mutirão, o método virtual é eficaz e pode ser adotado após a quarentena. “Penso que é um caminho muito interessante que podemos prosseguir mesmo após a pandemia. A meu ver, o sistema online, conforme o interesse da instituição e da população, funciona muito bem”, destacou o Desembargador. 

Diante do sucesso alcançado o CEJUSC planeja a realização de novos mutirões na modalidade virtual. Dos processos bancários, além do Santander, também o Bradesco se mostrou interessado em participar, além da empresa de planos de saúde, Amil.