Novas CEMSU são instaladas em 6 municípios do PR


NOVAS CEMSU SÃO INSTALADAS EM 6 MUNICÍPIOS DO PR

 

No dia 13/09 a 2ª Vice-Presidência oficializou a instalação de Centrais de Medidas Socialmente Úteis em seis Comarcas do Estado. O evento realizado em União da Vitória, reuniu os prefeitos, Hilton Santin Roveda, de União da Vitória, Euclides Pasa, de Cruz Machado, Luis Otávio Geller Saraiva, de General Carneiro, Valdemar Antonio Capeleti de Paula Freitas, Kurt Nielsen Junior, de Porto Vitória e Claudinei de Paula Castilho de Bituruna.

Todos os municípios celebraram um convênio com o Tribunal de Justiça do Paraná, para instalação da CEMSU que funcionará como órgão de gestão das alternativas penais, oferecendo subsídio às unidades do Sistema de Justiça Criminal, acompanhamento e fiscalização da execução dos substitutivos penais, bem como elaborando pareceres técnicos que se façam necessários durante o processo.

Desenvolvida por meio da 2ª Vice-Presidência do TJPR, a Central será integrada por equipe multidisciplinar e interinstitucional, contando com apoio das áreas de Psicologia, Serviço Social e das entidades parceiras do Sistema, como a prefeitura de Curitiba, que firmou convênio com o TJPR, disponibilizando a estrutura administrativa do município e sua rede de proteção social para o desenvolvimento da iniciativa.

Para o juiz Coordenador do Cejusc de União da Vitória, Dr Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, a celebração desse acordo é de fundamental importância para a população e para os magistrados e servidores que atuam no Poder Judiciário da região. “Pela primeira vez o Tribunal vem até aqui, não para nos elogiar, mas para certificar que todos os nossos 32 projetos em desenvolvimento na área de cidadania estão de acordo com a CEMSU. Nossa proposta de trabalho é seguir trabalhando com direto vínculo”, afirmou o magistrado.

O Desembargador 2º Vice-Presidente destacou a importância do papel fundamental dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, que é promover a paz social. “60% das famílias estão endividadas, temos 60 mil mortes por ano, 50 mil casos de estupros e violências de todas as ordens. O medo é a origem de todas as violências. Então é necessária e urgente a transformação, a imposição de certos valores, da cultura da paz para fazer frente a esse momento de dificuldade em que vivemos.", disse.

Ao final do evento o Desembargador e o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr Anderson Ricardo Fogaça, foram homenageados pelo Juiz Dr Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, com uma placa de reconhecimento ao valoroso trabalho desenvolvido pelos magistrados no Poder Judiciário do Paraná.