NUMEC Toledo ganha Prêmio ASSOFEPAR de Boas Práticas


NUMEC TOLEDO GANHA PRÊMIO ASSOFEPAR DE BOAS PRÁTICAS

 

Na manhã desta terça-feira (10/12), o Primeiro Núcleo de Mediação Comunitária (NUMEC) do Paraná, instalado no 19º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Toledo/PR, recebeu da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), o “Prêmio ASSOFEPAR de Boas Práticas”. Destinado a reconhecer e homenagear as ações desenvolvidas no âmbito da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que engrandecem a Corporação e os Militares Estaduais, com repercussão positiva perante o público externo, interno e os poderes constituídos, o prêmio foi entregue ao 1º Tenente Jimmy Cajuhy Carlessonum, que também atua como mediador no núcleo, num evento realizado em Curitiba.

Uma iniciativa da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), o NUMEC é um posto avançado de conciliação e mediação dentro da estrutura da Policia Militar, supervisionado pelos Centro Judiciários de Soluções de Conflitos (CEJUSC’s) regionais. Com o objetivo de resolver pequenos conflitos sem a necessidade de abertura de processos judiciais, o Núcleo conta com policiais capacitados dentro das regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, capazes de atuarem como mediadores de conflitos.

Com esse serviço, casos como briga de vizinhos e perturbação de sossego, por exemplo, poderão ser resolvidos rapidamente, sem a abertura de processo. Além disso, a própria PM se beneficia do trabalho garantindo uma resposta imediata à comunidade, além de prevenir o surgimento de novas ocorrências semelhantes. O Juiz Coordenador do CEJUSC de Toledo, Dr. Rodrigo Rodrigues Dias, foi o primeiro a instalar o núcleo em sua comarca e já vem colhendo bons resultados.