Oficina Inaugural do Programa Pacificar é Divino acontece no TJPR


OFICINA INAUGURAL DO PROGRAMA PACIFICAR É DIVINO ACONTECE NO TJPR

 

Nesta terça-feira, 04 de dezembro, aconteceu, na 2ª Vice-Presidência do TJPR, a Oficina Inaugural do Programa Pacificar é Divino. Com o objetivo de apresentar o Programa às novas entidades, explicar sobre os Centros de Solução de Conflitos (CEJUSCS) e sanar eventuais dúvidas sobre a implementação, a Oficina faz parte da 1ª Fase do processo de adesão do Programa por parte das igrejas que pretendem iniciar o novo projeto dentro de suas instituições. 

 

A Oficina Inaugural contou com a apresentação e realização dos assessores da 2ª Vice-Presidência do TJPR, Jenyfer M. P. Leal, Edgar Souza da Silva e Juliana Brambilla, que também são gestores do Programa. Após a Oficina Inaugural, o processo de adesão ainda possui outras duas fases: a capacitação dos participantes e a abertura do Espaço Pacificar. 

 

O Pacificar é Divino

 

Um dos projetos da 2ª Vice-Presidência do TJPR, o Pacificar é Divino faz parte da iniciativa de criação de políticas públicas, a fim de fomentar a propagação da cultura da paz e a autocomposição (uma das competências da 2ª Vice). 

 

Desde março de 2017, o foco foi oferecido às instituições religiosas a partir do pressuposto da importância da religião na vida do ser humano e diante do trabalho de aconselhamento espiritual já exercido pelos líderes religiosos. Com isso, foi e é possível capacitar os religiosos das mais diversas instituições, com o escopo de se tornarem facilitadores de resolução de conflitos em sua comunidade, auxiliando o Tribunal de Justiça e a sociedade.

 

O Espaço Pacificar

 

É espaço dentro da instituição religiosa destinado ao atendimento das pessoas que tenham interesse em solucionar algum conflito, também é o local onde serão realizadas as reuniões de conciliação e mediação.

 

A partir destes serviços, os conflitos de cada um poderão ser resolvidos de forma rápida e prática, sem a necessidade de ter que recorrer ao sistema judiciário. 

 

Quais questões podem ser resolvidas?

 

A partir do Programa Pacificar é Divino, dentro do Espaço Pacificar de cada instituição religiosa, poderão ser resolvidas questões atinentes ao âmbito familiar, comercial, trabalhista, previdenciário, consumerista, além de outros exemplos mais simples, como briga com um vizinho por causa de som alto, uma questão envolvendo divórcio, pensão alimentícia, acidente de trânsito, etc.

 

Para fazer parte do Programa Pacificar é Divino:

 

Entre em contato com a 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), através do telefone: (41) 3200-2163

 

Para mais informações, encaminhe um e-mail para o endereço: pacificar@tjpr.jus.br.