PIA da 2ª Vice participa do programa “Uma Noite no MON” através do Rolê Cultural


PIA DA 2ª VICE PARTICIPA DO PROGRAMA “UMA NOITE NO MON” ATRAVÉS DO ROLÊ CULTURAL

 

Nos dias 23 e 30 de novembro aconteceu uma nova edição do programa “Uma Noite no MON”. A iniciativa, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer, foi realizada por meio do projeto Rolê Cultural, desenvolvido pelo TJPR em parceria com o Governo Estadual.

Com o tema “Era tudo um sonho…”, 50 crianças entre 7 e 11 anos, em situação de acolhimento, além do público pagante, participaram de dinâmicas, oficinas, brincadeiras e visitas mediadas em forma de contação de história. Nesta edição a programação ficou ainda mais especial por fazer parte da comemoração dos 17 anos da instituição do MON.

A integração social demonstra a preocupação com a inclusão e o incentivo à autonomia dos pequenos e faz parte dos projetos do MON e da 2ª Vice-Presidência do TJPR.

O Rolê Cultural

Desenvolvido pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, o projeto tem o objetivo de incentivar o acesso, a partir de parcerias, a museus, pontos turísticos, sessões históricas e clássicas de cinema e de teatro, a concertos de música, bem como a participação em atividades esportivas, para os jovens e crianças assistidos pelos programas sociais do TJPR, servidores e magistrados.

Em setembro de 2019, um Acordo de Cooperação assinado entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado do Paraná garantiu a expansão do projeto para todo o Estado.

O PIA da 2ª Vice

Também desenvolvido pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, o PIA da 2ª Vice (Projeto de Incentivo à Autonomia) iniciou suas atividades em agosto de 2019. Idealizado pelo 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, o projeto visa atender crianças e adolescentes destinatários de medida protetiva de acolhimento institucional na faixa etária de 7 a 14 anos.

Além de atender as crianças e os adolescentes, o programa também pretende atender os profissionais que atuam nas referidas instituições, especialmente educadores sociais e cuidadores. A ideia é estender àqueles que nas instituições ocupam o papel mais próximo ao dos pais os ensinamentos que serão fornecidos aos acolhidos, conferindo, assim, uma solução de validação, continuidade e auto sustentação do projeto dentro das unidades.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná e abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.