Primeiro Círculo Restaurativo virtual é realizado pelo TJPR


PRIMEIRO CÍRCULO RESTAURATIVO VIRTUAL É REALIZADO PELO TJPR

O encontro foi realizado pela CEMSU, em Curitiba, que mantém o atendimento de forma on-line.

 

Nesta quarta-feira (28/04) foi realizado, de forma inédita, o primeiro círculo restaurativo virtual do Tribunal de Justiça do Paraná. A ação faz parte da “Roda de Conversa entre Mulheres”, desenvolvida pela Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU), que trata da temática da autoestima e do autocuidado em tempos de quarentena.  Por meio de uma videoconferência, o encontro se desenvolveu por meio de um círculo de construção de paz, atendendo a todas as etapas que a metodologia prevê quando é realizada presencialmente. 

 

Os círculos com mulheres vêm sendo desenvolvidos pelo projeto Grupos Reflexivos - Mulheres e Gênero, e visa contribuir para a implementação da Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário. Por meio de práticas restaurativas, em especial os Círculos temáticos de diálogo, pretende-se criar um ambiente seguro, em que as mulheres em alternativas penais possam refletir acerca de questões difíceis, bem como quebrar o ciclo de violência. Após a audiência de transação penal, o convite para participação dos círculos se dá no atendimento individualizado realizado pela equipe multidisciplinar da CEMSU.

 

Apesar das limitações que o ambiente virtual impõe, a equipe concluiu como válida a experiência. É o que afirma a participante B. N., que participou pela primeira vez de um Círculo Restaurativo. “Esse círculo foi muito produtivo para mim, principalmente em face à mudança de rotina imposta pela pandemia de Covid-19, gostaria de participar de mais círculos como esse”, disse. Tendo em vista o momento de crise mundial, a urgência e a pertinência da temática, a migração para o ambiente virtual se revelou uma grande aliada.