Projeto PIA da 2ª Vice inicia segundo ano de atividades


PROJETO PIA DA 2ª VICE INICIA SEGUNDO ANO DE ATIVIDADES

O projeto atende crianças e adolescentes destinatários de medida protetiva com o objetivo de desenvolver a autonomia dos participantes.

No início do mês de março (dia 05/03) o Tribunal de Justiça do Paraná, por meio de sua 2ª Vice-Presidência, iniciou mais uma turma do projeto “PIA da 2ª Vice (Projeto de Incentivo à Autonomia)”. Nesta, que é a segunda edição do projeto, serão atendidas 45 crianças e pré-adolescentes, além de 35 profissionais, de 10 unidades de acolhimento institucional.

A programação, composta por 30 encontros, pretende desenvolver a autonomia dos jovens, numa preparação gradativa para o desligamento das instituições, bem como auxiliar o trabalho das equipes que trabalham diretamente com eles. Neste ano, as ações incluem oficinas temáticas, como abordagem coaching kids, educação financeira, prevenção sobre o uso de drogas, higiene pessoal e sexualidade.

Para realizar as atividades propostas, a equipe do PIA da 2ª Vice conta com a participação de voluntários que possam oportunizar vivências, cursos e formações que colaborem, de alguma forma, no processo de desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes acolhidos, mobilizando esforços não só dentro do próprio Poder Judiciário, mas também nos diversos setores do Estado e da sociedade.

Sobre o PIA da 2ª Vice

O projeto tem como objetivo atender crianças e adolescentes destinatários de medida protetiva de acolhimento institucional na faixa etária de 7 a 14 anos, bem como os profissionais que laboram nas referidas instituições, especialmente, educadores sociais, cuidadores e mãe social.

Pautado na necessidade de desenvolvimento integral dos acolhidos e de preparação gradativa para o desligamento da instituição, o PIA da 2ª Vice-Presidência prevê uma programação voltada ao desenvolvimento da autonomia ao público infanto-juvenil, principalmente sob o enfoque emocional.

Em 2019, na primeira edição do projeto, 25 crianças e adolescentes e 9 cuidadoras, educadoras e mães sociais, participaram das ações do PIA da 2ª Vice e participaram de uma cerimônia de Formatura realizada no auditório do Tribunal Pleno, no dia 04/12.