Rolê Cívico ganha versão Virtual


ROLÊ CÍVICO GANHA VERSÃO VIRTUAL

Projeto que acaba de ser lançado, promove a aproximação entre estudantes e o Poder Público por meio da internet.

Lançado em junho de 2019, por meio da 2ª Vice-Presidência do TJPR, o projeto Rolê Cívico Paranaense já levou centenas de estudantes para conhecer o funcionamento e as dependências dos Três Poderes Paranaenses. Contudo, em 2020, as visitas presenciais foram canceladas em virtude da pandemia do novo coronavírus. Para garantir a continuidade do projeto, e transmitir as especificidades que cada órgão desenvolveu nesse momento tão particular da história, o Rolê ganhou uma versão on-line: o Rolê Cívico Paranaense Virtual, que acaba de ser lançado.

O objetivo, de aproximar docentes do Poder Público, esclarecendo as ações e deveres de cada um deles, permanece inalterado. Na versão presencial, os estudantes tinham acesso a um vídeo institucional com explicações detalhadas do Executivo, Legislativo e Judiciário paranaenses, e aí partiam para uma visita em cada uma das sedes. Esse segundo momento, agora na versão Virtual, foi substituído por materiais disponíveis em um site.

A página traz um acesso direto às sessões do Tribunal de Justiça do Paraná, realizadas por meio de videoconferências, que podem ser acompanhadas, ao vivo, pela internet. Também vídeos com depoimentos de autoridades estão disponíveis: o Desembargador Robson Marques Cury, explica as principais medidas tomadas pelo Tribunal de Justiça do Paraná para enfrentar a pandemia, e ainda apresenta o funcionamento das sessões virtuais; o Diretor Legislativo da ALEP, Dylliardi Alessi, fala sobre os detalhes que envolvem o processo legislativo; e o Superintendente Geral de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski, apresenta a atuação do Poder Executivo. 

Além disso, também estão disponíveis alguns conteúdos culturais. Em vídeo, o servidor do TJPR, Ibramar Socreppa, apresenta o Museu da Justiça, e sobre ele, ainda estão disponíveis alguns links que direcionam os participantes para conhecerem o acervo do Tribunal de Justiça e acessarem a mais nova publicação do Museu, a “Coleção de Bens Históricos”.  Quem quiser conhecer as dependências do Palácio Iguaçu, a sede do Poder Executivo, também pode fazer um tour virtual.

Dessa maneira, o Tribunal de Justiça do Paraná garante aos estudantes paranaenses, mesmo num momento de isolamento social, uma aproximação com os principais poderes do nosso estado, contribuindo para conscientização daqueles que representam o futuro dessas instituições.

Para que os estudantes possam ter acesso ao conteúdo é necessário que a instituição de ensino realize a inscrição pelo site da 2ª Vice-Presidência do TJPR, é possível acessá-lo clicando aqui!