Semana Nacional da Conciliação 2020: inscrições abertas!


SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO 2020: INSCRIÇÕES ABERTAS!

A 15ª edição da Campanha acontece entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro e recebe inscrições até o dia 10 de novembro.

A XV Semana Nacional da Conciliação está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro de 2020. Com o conceito “Conciliação: menos conflito, mais resultado”, o objetivo da Campanha neste ano é mostrar como o método de solução de conflitos pode gerar acordos que priorizam as condições das partes, reduzindo desgastes financeiros e também emocionais. 

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, a Semana pretende apresentar uma edição histórica em 2020 no Paraná. Será realizada de forma totalmente virtual, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, a fim de garantir a segurança dos envolvidos em relação à pandemia do coronavírus. A data de realização sofreu alterações para não coincidir com o calendário eleitoral.

O movimento pela conciliação envolve os Tribunais de Justiça, do Trabalho e Tribunais Federais. No Paraná, a Coordenação da Campanha é realizada pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, que tem, dentre suas competências, a Autocomposição. Todos os cidadãos que já tenham processos em trâmite, e até mesmo pessoas que quiserem resolver conflitos que não estão judicializados, considerados pré-processuais, podem participar da Campanha paranaense. Para tanto é necessário que as partes, ou advogados, realizem inscrição online até o dia 10/11/2020.

Casos como pensão alimentícia, divórcio, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio são alguns exemplos de situações que podem ser resolvidas por meio da conciliação. Dessa maneira é possível resolver conflitos de forma rápida, fácil e segura, já que o resultado da audiência é homologado por um juiz e tem a mesma validade de uma sentença. Todos aqueles que tiverem interesse em conciliar devem informar o poder judiciário. Em qualquer momento da tramitação é possível agendar uma audiência de conciliação, que está disponível todos os dias no tribunal, mesmo após o encerramento da Campanha.

Se você já tem um processo em trâmite nos Juizados Especiais do Paraná e quer participar da Semana Nacional da Conciliação, faça sua inscrição clicando aqui!

Agora, se você deseja solicitar uma audiência de conciliação para um caso que não está na justiça, pode participar da Campanha registrando sua solicitação no CEJUSC Virtual, clique aqui
Acompanhe os dados da 15ª Semana Nacional da Conciliação, o Conciliômetro e todas as novidades da Campanha no Paraná pelo site: www.tjpr.jus.br/semanadaconciliacao