TJPR contribui com capacitação virtual de Policiais Militares no Paraná


TJPR CONTRIBUI COM CAPACITAÇÃO VIRTUAL DE POLICIAIS MILITARES NO PARANÁ

Capacitação deve atingir 75% do efetivo policial militar do Estado e levará conceitos de mediação de conflitos para os profissionais da segurança.

Com o objetivo de fomentar a capacitação e atualização dos policiais militares do Paraná, mesmo em tempos de pandemia, a Corregedoria-Geral da PMPR disponibilizou um Ciclo de Palestras, estruturado em vídeo-aulas integradas a uma plataforma de Ensino à Distância. Os temas das palestras foram selecionados após um diagnóstico realizado pela Corregedoria-Geral da PM, com base nas estatísticas de atendimento de ocorrências e procedimentos administrativos instaurados, além de serem temas sensíveis ao cotidiano da atividade policial. 

Dentre os assuntos que integram a capacitação estão os aspectos jurídicos da atuação policial militar e a mediação de conflitos como uma nova perspectiva do trabalho policial. Ambos os temas serão abordados por magistrados e servidores do judiciário, escolhidos como palestrantes em razão do alto conhecimento técnico e experiência profissional.

Em outubro, dentro do tópico sobre mediação de conflitos, será apresentada a parceria realizada entre a PM e o Tribunal de Justiça do Paraná, por meio de sua 2ª Vice-Presidência, que possibilitou a implantação do Núcleo de Mediação Comunitária da PM, o NUMEC. O núcleo iniciou suas atividades em Toledo e é responsável por treinar policiais para atuarem como mediadores de conflitos, de modo a garantir respostas imediatas à comunidade, e até mesmo, prevenindo o surgimento de ocorrências similares.

A atualização profissional deve atingir, aproximadamente, 11.200 militares estaduais, sendo a primeira iniciativa na área de ensino a atingir 75% do efetivo policial-militar.

Sobre o Ciclo de Palestras

O ciclo foi estruturado em vídeo-aulas disponibilizadas na plataforma de Ensino à Distância da Corregedoria-Geral da PMPR, com duração de 4 meses. A fim de otimizar os estudos e o serviço policial militar, as vídeo-aulas serão disponibilizadas em etapas, um tema para cada mês, entre agosto e novembro de 2020.

Dentre os palestrantes estão policiais, magistrados, promotores e servidores do judiciário que falam sobre diversos temas divididos em quatro eixos: 1º) Aspectos Jurídicos da Atuação Policial Militar; 2º) Violência Doméstica e Familiar: Aspectos Gerais e Policiais; 3º) Mediação de Conflito: uma nova perspectiva do trabalho policial; e 4º) Uso Seletivo ou Diferenciado da Força.

Dentre os colaboradores do Poder Judiciário que integraram a capacitação estão os juízes de direito: Gabriela Milazzo, Rodrigo Rodrigues Dias e Sérgio Bernardinetti, além dos servidores Marcel Túlio e Kleber Humberto da Silva.