TJPR credencia Escola Superior de Advocacia (ESA) para formar mediadores e conciliadores judiciais


TJPR CREDENCIA ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA (ESA) PARA FORMAR MEDIADORES E CONCILIADORES JUDICIAIS

 

Esta segunda-feira (11/11) começou com novidades para o sistema Judiciário do Paraná. A Escola Superior de Advocacia (ESA) credenciou-se ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), vinculado à 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), como Instituição Formadora de Mediadores e Conciliadores Judiciais. A habilitação possibilita a difusão das técnicas adequadas de resolução de conflitos no Estado, sendo a ESA a primeira escola do sistema OAB a obter o selo, firmando a instituição como precursora em iniciativas à favor da formação continuada da advocacia.

Para o Presidente da OAB Paraná, Dr. Cássio Telles, a parceria é um grande avanço para a advocacia.  “É um sonho poder contar com treinamento para atuar no campo da mediação e da conciliação.”, afirma. “Nós, advogados, queremos sempre ser partícipes da promoção da justiça. Pretendemos ser os agentes difusores de novas ideias. Temos por objetivo trabalhar para proporcionar ao jurisdicionado uma via rápida e efetiva na restauração dos direito”, completou o Presidente.

A parceria combina uma série de benefícios, tanto para o sistema Judiciário quanto para a sociedade, que poderá contar com profissionais bem preparados para realizar o método consensual de conflitos. Como afirma o 2º Vice-Presidente do TJPR e Presidente do NUPEMEC, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, as soluções pré-processuais têm grande relevância no cenário atual. “Os advogados, indispensáveis à administração da Justiça, devem participar ativamente dessa nova etapa”, disse.

O 2º Vice-Presidente ainda enfatizou a importância da mediação e a conciliação como formas de resolver as adversidades que fazem parte da sociedade brasileira. “A capacitação aproxima aqueles que buscam promover o bem comum; o conhecimento ilumina e humaniza os processos. É uma alternativa que nos permite tornar diferente a dura realidade em que vivemos, e isso, afinal, é o que nos entusiasma”, declarou.

Para a Coordenadora da Área de Direito Privado da ESA, Marília Pedroso Xavier, esse momento tem grande destaque já que a cultura da mediação pode avançar ainda mais. A Coordenadora ainda expressou a sua gratidão aos envolvidos para que o credenciamento fosse possível. “Nosso projeto para 2020 é grandioso! Já temos interessados no curso de capacitação que será divulgado a partir de fevereiro. É uma honra e uma responsabilidade sermos a primeira escola do sistema OAB a contar com essa formação para a mediação e a conciliação”, afirmou.

A solenidade de assinatura do credenciamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, na sede da OAB/PR. Estiveram presentes o Desembargador Fernando Ferreira de Moraes, o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Anderson Ricardo Fogaça, a Secretária Geral adjunta da ESA, Christhyanne Regina Bortolotto, a Coordenadora Geral da ESA, Dra. Adriana D’Avila Oliveira, a Coordenadora da Área de Direito Privado da ESA, Dra. Marília Pedroso Xavier e o Coordenador da Área de Direito Público da ESA, Dr. Francisco Zardo.