TJPR e Secretaria de Estado da Educação promovem Seminário Estadual sobre Escolas Colaborativas


TJPR E SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PROMOVEM SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE ESCOLAS COLABORATIVAS

 

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), promove nesta quarta-feira (16/10) o Seminário Estadual "Escolas Colaborativas”, que acontece no Auditório Pleno do TJPR.

 

Com o objetivo de divulgar, discutir e fomentar a troca de experiências sobre as questões de conflito e violência no ambiente escolar, além de discutir as técnicas autocompositivas e práticas restaurativas, desenvolvidas no âmbito do Poder Judiciário, o seminário reunirá pessoas envolvidas com a temática, como magistrados, professores, juristas e servidores públicos.

 

Acordo com a SEED

 

Ainda na ocasião, no início do Seminário, foi assinado um Termo de Cooperação entre o TJPR e a SEED. Por meio do acordo, a Secretaria deverá promover uma articulação com os Núcleos de Educação das escolas estaduais para divulgar ações e programas de aperfeiçoamento do sistema e da política de Justiça. A iniciativa inclui a disseminação das técnicas de Justiça Restaurativa e de resolução de conflitos de forma consensual, desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça.

 

Como afirma o Secretário de Educação e Esporte, Sr. Renato Feder, a proposta pretende trazer grandes benefícios para os jovens estudantes. “Estamos agindo efetivamente pela cultura da paz, com a justiça restaurativa, com a conversa, com o diálogo, trazendo de volta os jovens para o caminho certo”, disse.

 

Essas técnicas contribuem para a promoção da cultura da pacificação, para a ampliação do acesso à justiça e, por consequência, para evitar a espiral do conflito e a consequente judicialização das controvérsias. Como conta o 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto: “Buscamos internalizar a Agenda 2030 da ONU para um mundo melhor”, disse. “Desta forma, de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, apresentamos o total de 60 projetos, que desenvolvem a política pública de educação de qualidade, de fomentar a cultura da paz e desenvolver instituições eficazes através de parcerias. É nesse contexto que atuamos com esse projeto”, completou. 

 

Também estiveram presentes no evento o Diretor-Geral da ESEJE, Desembargador Joatan Marcos de Carvalho, Dr. Cezar Bueno, da PUC-PR, Dra. Andrea Lago, da Unicesumar, Dr. Carlos Mattioli, da Vara da Infância da Juventude e da Família da comarca de União da Vitória, Dra. Laryssa Copack, Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa e coordenadora do CEJUSC-PG e o Dr. André Carias de Araujo, Juiz Coordenador adjunto do CEJUSC Fórum Cível do Foro Central de Curitiba.