TJPR inaugura a Central de Medidas Socialmente Úteis no Centro Judiciário de Curitiba


TJPR INAUGURA A CENTRAL DE MEDIDAS SOCIALMENTE ÚTEIS NO CENTRO JUDICIÁRIO DE CURITIBA

No dia 03/07, o Tribunal de Justiça do Paraná, por meio de sua 2ª Vice-Presidência, lançou a Central de Medidas Socialmente Úteis, CEMSU, que passará a funcionar no Centro Judiciário de Curitiba. A unidade será responsável pela gestão da política de alternativas penais do Judiciário sob o enfoque das práticas restaurativas e do acompanhamento em rede.

O objetivo do trabalho é resgatar o caráter terapêutico e restaurativo das penas e medidas alternativas, oferecendo melhores perspectivas de reintegração social, responsabilizar os autores de fatos criminosos e reduzir as taxas de reincidência. O sistema pretende utilizar a metodologia de círculos restaurativos para aplicar medidas socialmente úteis com efeito pedagógico sobre o infrator, trazendo benefícios diretos para a comunidade.

Estiveram presentes o 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, o Juiz auxiliar da Presidência, Dr Rodrigo Otávio do Amaral, representando o Presidente do TJPR, Des Adalberto Jorge Xisto Pereira, o Desembargador Renato Braga Bettega, o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Paraná (GMF-PR), Desembargador Ruy Muggiati, o Defensor Público-Geral, Dr Eduardo Pião Ortiz Abraão, representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Curitiba e do Ministério Público, entre outras autoridades.