TJPR lança novo CEJUSC Virtual em transmissão ao vivo na internet


TJPR LANÇA NOVO CEJUSC VIRTUAL EM TRANSMISSÃO AO VIVO NA INTERNET

Nova modalidade pretende solucionar conflitos de forma rápida e eficiente sem a necessidade de abertura de um processo judicial.

 

Na última terça-feira (14/07), o Tribunal de Justiça do Paraná, por meio de sua 2ªVice-Presidência, lançou um novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o CEJUSC Virtual. O novo serviço tem como objetivo atender cidadãos que desejam solucionar conflitos, consensualmente, nas áreas cível ou empresarial. A solicitação é feita na modalidade pré-processual, quando não existe processo na Justiça, e o atendimento é feito de forma totalmente virtual. 

 

A cerimônia de lançamento foi realizada por videoconferência, com a participação do 2º Vice-Presidente do TJPR e Presidente do NUPEMEC, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, da Juíza Coordenadora do CEJUSC Virtual, Dra. Vanessa Jamus Marchi e da Professora especialista em Mediação de Conflitos, Tânia Almeida. Transmitida pelos canais de comunicação da 2ª Vice-Presidência, o evento contou com uma audiência de centenas de pessoas, entre magistrados e servidores, do Paraná e de outros estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Amapá.

 

Explicando o funcionamento do novo Centro Judiciário, a juíza Coordenadora do CEJUSC Virtual relacionou os tipos de casos a serem atendidos pelo novo serviço do judiciário: “Podemos atender qualquer tipo de demanda, cível ou empresarial, que neste momento, em especial, requer uma atenção maior, na medida em que a pandemia afetou sobremaneira as relações contratuais”. Outro ponto de destaque da iniciativa é beneficiar regiões do estado que possuem um número reduzido de mediadores e conciliadores, já que todo o atendimento será realizado de forma remota. “Por meio de um banco de mediadores, nós vamos realocar uma mão de obra que sobra em determinados locais e falta em outros”, aponta a magistrada.

 

Utilizando uma forma consensual de resolução de conflitos como a mediação e a conciliação, o novo centro é capaz de solucionar as questões de forma rápida, eficiente e sem qualquer contato físico entre os envolvidos, uma grande preocupação em tempos de pandemia. Além desses, o 2º Vice-Presidente e idealizador do projeto, destacou outros grande benefícios que as audiências virtuais trazem para a comunidade: “o CEJUSC Virtual é capaz de garantir o acesso à justiça mesmo em períodos excepcionais, evitar a judicialização, reduzir a taxa de congestionamento, avançar na gestão processual e na produtividade da mão de obra e melhorar a eficiência jurisdicional de forma geral”. 

 

A live de lançamento do novo CEJUSC Virtual está disponível no canal do youtube da 2ª Vice-Presidência, para acessá-la clique aqui! (https://www.youtube.com/watch?v=ost36Q5D8fE)

 

Sobre o CEJUSC Virtual

 

O novo serviço pretende solucionar as questões apresentadas, de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de abertura de um processo. Qualquer cidadão maior de 18 anos, pessoa física ou jurídica, pode preencher o formulário de solicitação no site: www.tjpr.jus.br/cejuscvirtual, e aguardar um contato para que sua audiência de conciliação/ mediação seja marcada.

 

Caso a pessoa já tenha um processo judicial em andamento pode solicitar ao seu representante (advogado ou defensor público) para que seu processo seja encaminhado ao CEJUSC da comarca competente. Da mesma maneira será agendada uma audiência virtual de conciliação/mediação.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos site: www.tjpr.jus.br/cejuscvirtual