15 metas do Plano de Logística Sustentável foram alcançadas pela Corte paranaense em 2021

Legenda

15 METAS DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL FORAM ALCANÇADAS PELA CORTE PARANAENSE EM 2021

Dados são do Relatório de Desempenho Anual, divulgado em março

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) divulgou esta semana o Relatório de Desempenho Anual de 2021, referente ao cumprimento das metas propostas no Plano de Logística Sustentável (PLS-TJPR). Foram atingidas cerca de 80% das metas estipuladas no planejamento, que tratavam da economia de água, luz e resíduos sólidos, como copos plásticos e papéis.  

Além de objetivar o uso sustentável e econômico de recursos, o Plano contempla iniciativas sociais, entre elas metas de capacitação de colaboradoras e colaboradores e ações beneficentes. Veja os principais resultados: 

 

 

O relatório de desempenho é encaminhado anualmente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apresentar o monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho socioambiental do ano anterior. A produção do documento é uma parceria entre o Programa de Gestão Ambiental do Poder Judiciário do Paraná, o Núcleo Socioambiental do Departamento de Planejamento (DPLAN) do TJPR, a Comissão de Gestão Socioambiental (CASA-TJPR) e a Gestão do Tribunal. 

"É bacana porque a gente consegue ver a situação do Tribunal hoje e identificar os resultados das iniciativas já realizadas e oportunidades de melhoria", conta a Priscilla Kiyomi Endo, presidente da CASA-TJPR e integrante do Núcleo de Gestão Socioambiental. 

Além disso, o Relatório destaca que o cumprimento dos preceitos e metas estipuladas no PLS-TJPR é um dever funcional e cívico a todas e todos os colaboradores da Corte paranaense. O padrão de comportamento exigível são as ações socialmente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e inclusivas, culturalmente diversas e sempre pautadas na integridade, valores meta-jurídicos importantes à Corte paranaense. 

"O resultado na verdade é do ativo que frequenta o Tribunal de Justiça do Paraná, então se cada um adquirir um novo hábito ou uma atitude que reflita positivamente nesses valores, cada vez mais a gente estará melhorando esses números", conclui a técnica judiciária, Priscilla Kiyomi Endo. 

Confira o Relatório de Desempenho 2021 na íntegra

 

Plano de Logística Sustentável 

Em 2021, o TJPR, por meio do seu Órgão Especial, editou a Resolução n° 324/2021 – OE, que regulamenta a Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário do Paraná para adequação estratégica aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como aos indicadores, definições e preceitos estabelecidos pela Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Com o fim de se alinhar à Estratégia Nacional do Judiciário e ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Paraná, foi aprovado o Plano de Logística Sustentável do TJPR 4ª Edição, por meio do Decreto Judiciário n° 597/2021. O plano cumpre com a determinação contida no artigo 8º da Resolução n° 400/2021 do CNJ.