Notícias

2ª Vara Cível de Cianorte é instalada oficialmente nesta tarde

A solenidade de instalação da 2ª Vara Cível de Cianorte ocorreu nesta sexta-feira (16), às 17 horas, no Fórum da comarca, sob a presidência do desembargador Miguel Kfouri Neto.

A criação da 2ª Vara foi necessária devido ao aumento da demanda jurisdicional e populacional da região. A criação foi efetivada pela Lei nº 16.962, de 5 de dezembro de 2011 e, anteriormente, analisada pelos 25 desembargadores que compõem o Orgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).

Conforme a diretora do Fórum da comarca, juíza Marília Mitie Yoshida, foram distribuídos em 2003, 2.034 processos, em 2010 o número foi de 3.409, no ano passado foram 3.740, e, atualmente são aproximadamente 13 mil processos. "A 2ª Vara é necessária e urgente, pois atende o crescimento populacional e a consequente demanda de processos", salienta a magistrada.

Situado na região Noroeste do Paraná, Cianorte possui aproximadamente 70 mil habitantes e se destaca pela sua qualidade de vida, planejamento urbano e participação no cenário da moda nacional, sendo um dos maiores centros atacadistas do vestuário do país, ficando conhecida como Capital do Vestuário.

AUTORIDADES – também participaram da solenidade o gestor do processo de instalação e estatização do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o deputado estadual, Jonas Guimarães (PMDB); o prefeito de cidade, Edno Guimarães; o promotor de Justiça de Cianorte, Joelson Luiz Pereira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Cianorte -, Valmir de Souza Dantas; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Fernando Swain Ganem; a presidente da Câmara Municipal do município, vereadora Santina Buzo, além dos juízes da comarca, Stela Maris Perez Rodrigues, Sâmya Yabusame Franco Terruel e Fabiano Rodrigo de Souza.

(Fotos: Autair Vieira)