Notícias

2ª Vice-Presidência e DTIC já visitaram 41 Juizados Especiais por meio do Programa 2ª Vice Presente


2ª VICE-PRESIDÊNCIA E DTIC JÁ VISITARAM 41 JUIZADOS ESPECIAIS POR MEIO DO PROGRAMA 2ª VICE PRESENTE

Iniciativa proporciona treinamento de informática e mapeia necessidades dos Juizados Especiais do Paraná em busca de excelência na prestação de serviços

Desde a implantação do Programa 2ª Vice Presente, há pouco mais de dois meses, a 2ª Vice-Presidência e o Departamento de Tecnologia da Informação de Comunicação (DTIC) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) já visitaram 41 Juizados Especiais paranaenses.

A proposta é ouvir os servidores dos Juizados Especiais para tirar dúvidas, proporcionar treinamento e colher sugestões, tanto no que diz respeito à supervisão dos Juizados quanto a questões relacionadas à informática em geral e ao sistema Projudi.

O cronograma, iniciado em agosto, prevê a visita de dois servidores do Programa (um do DTIC e outro da 2ª Vice-Presidência) a quatro juizados por semana. Eles são responsáveis por promover essa comunicação bidirecional entre o TJPR e os servidores do 1º Grau de Jurisdição atuantes nos Juizados.

Com as visitas já realizadas, foi possível colher sugestões relevantes de melhoria no sistema Projudi, proporcionar treinamento de informática, demonstrar o uso otimizado dos sistemas judiciais e, sobretudo, fazer um diagnóstico dos Juizados Especiais.

Semanalmente, os servidores que atuam no programa elaboram relatórios dos encontros. Esse material serve para, dentre outras funções, a produção de videoaulas pontuais, que esclarecem as dúvidas apresentadas nas visitas.

O programa é pautado na convicção de que ouvir o servidor – de maneira direta, humana e objetiva – é o segredo para a comunicação institucional do Poder Judiciário e, dessa forma, é possível elaborar programas e projetos altamente eficazes, sempre visando à satisfação do jurisdicionado.

Juizados já atendidos pelo Programa

Curitiba, Pinheirinho, CIC, Bairro Novo, São José dos Pinhais (Fórum e Aeroporto), Pinhais, Colombo, Araucária, Campo Largo, Piraquara, Campina Grande do Sul / Quatro Barras, Almirante Tamandaré / Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Rio Branco do Sul, Bocaiuva do Sul, Cerro Azul, Lapa, Antonina, Morretes, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba, Ponta Grossa e Guaratuba.