Notícias

2ª Vice-Presidência promove o VI EMAJEP e o II EPACEJUSC


2ª VICE-PRESIDÊNCIA PROMOVE O VI EMAJEP E O II EPACEJUSC

Os eventos ocorreram nos dias 6, 7 e 8 de dezembro em Foz do Iguaçu e contaram com a participação de 43 magistrados

Entre os dias 6 e 8 de dezembro foram realizados em Foz do Iguaçu o VI Encontro dos Magistrados dos Juizados Especiais do Paraná (EMAJEP) e o II Encontro Paranaense dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (EPACEJUSC). Os eventos reuniram 43 magistrados que atuam nos Juizados Especiais e também são coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs).

Confira as fotos dos eventos.

A abertura do Encontro contou com a participação do Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega; da 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima; do Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão; do Diretor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), Desembargador José Laurindo de Souza Netto; do Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, e do Diretor Jurídico da Sanepar, Eduardo Tesserolli.

Durante a solenidade, a Desembargadora Lidia Maejima ressaltou o trabalho realizado pelos Juizados e pelos Centros de Solução de Conflitos, os CEJUSCs. “Versam ambos de maneira palpitante sobre o interesse do cidadão comum. Tratam das questões do dia a dia da população, como os serviços típicos oferecidos em uma sociedade de massas, como saneamento básico, telefonia, serviços bancários, trânsito, entre outras. Nos Cejuscs, temos as questões de família, em que a mediação e a conciliação, as oficinas de parentalidade, a justiça restaurativa são, não em raros casos, verdadeiros remédios, alívios para as pessoas, ultrapassando, em muito, a resolução meramente legal. Isso é de grande valia para que vivamos em uma nação mais justa, harmônica e, por conseguinte, pacífica, já que ajudam a salvaguardar a família – célula básica da sociedade”, salientou.

Programação

Nesta edição do EMAJEP e do EPACEJUSC foram abordados temas relativos ao dia a dia dos Juizados, como, por exemplo, as mudanças provenientes do Novo Código de Processo Civil (CPC), Justiça Restaurativa e os Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR).

Dentre os conferencistas estavam os magistrados Marcelo Nalesso Salmaso, Ricardo Cunha Chimenti e Rodrigo Rodrigues Dias, e os Desembargadores Clayton Maranhão, José Laurindo de Souza Netto, Lidia Maejima e Roberto Portugal Bacellar.

O evento foi organizado pela 2ª Vice-Presidência do TJPR em parceria com a EMAP e com a AMAPAR.