Notícias

5º Encontro Nacional de Ouvidores Judiciais reúne representantes dos 27 Tribunais de Justiça

Fotos: TJRN Fotos: TJRN

5º Encontro Nacional de Ouvidores Judiciais reúne representantes dos 27 Tribunais de Justiça
Durante o encontro, a Ouvidora do TJPR foi eleita para atuar como 2º Vice-Presidente do Cojud
Seg, 30 set 2019 14:25:17 +0000

Magistrados de todos os Tribunais de Justiça do país participaram do 5º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud), realizado em Natal (RN), nos dias 26 e 27 de setembro. Também estiveram presentes ouvidores dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares.

Durante a solenidade de abertura, que aconteceu na quinta-feira (26/9), foi ressaltada a importância da troca de experiências entre os tribunais, a fim de facilitar planejamentos que propiciem a melhoria dos serviços prestados.

O presidente do Cojud, Desembargador Altair Lemos Júnior, disse que “numa época de críticas ao Judiciário, os Tribunais de Justiça se mostram impávidos em conseguir manter a prática de julgar mais processos do que o número de demandas que ingressam. Demandas essas que poderiam ser solucionadas por outras vias. Mesmo assim, o Judiciário tem demonstrado inegável competência e eficiência".

Programação

A palestra magna foi proferida pelo Ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que falou sobre o tema “Desafios de Efetividade da Jurisdição”.

Além do Ministro, palestraram no Cojud o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Jayme Oliveira; o Procurador de Justiça Eduardo de Lima Veiga, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS); e o Desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Na sexta-feira (27/9), os participantes discutiram assuntos internos referentes ao Cojud e, também, as boas práticas que são realizadas pelas ouvidorias. A Ouvidoria de Justiça do Paraná apresentou todos os projetos em andamento, dando ênfase ao lançamento do código de barras bidimensional - QR CODE -  que facilita o acesso do usuário ao formulário.

Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral do Colégio Nacional de Ouvidores; a eleição da nova Direção Executiva do Cojud e a escolha da sede do 6º Encontro Nacional do Cojud, em 2020, e dos Encontros Regionais.

A Ouvidora do TJPR, Desembargadora Ana Lucia Lourenço, foi eleita para o cargo de 2ª Vice-Presidente do Cojud, e o Estado do Paraná foi escolhido para sediar o 6º Encontro Nacional, que será realizado em Foz do Iguaçu na primeira semana de outubro de 2020.

Com informaçoes TJRN.