Notícias

82º ENCOGE inicia em Foz do Iguaçu


82º ENCOGE INICIA EM FOZ DO IGUAÇU

Corregedores dos 27 Estados brasileiros participam do evento que debate questões sobre a atuação das Corregedorias e projetos que devem beneficiar os jurisdicionados

Nesta quarta-feira (4/9), teve início, na cidade de Foz do Iguaçu, o 82º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (ENCOGE), que tem como tema “A Corregedoria e sua atuação na sociedade”. 

O evento que segue até o dia sete de setembro conta com palestras que englobam assuntos como o uso da tecnologia a favor da adoção, o acolhimento familiar, a biometria no extrajudicial e a utilização do SEEU como ferramenta integrada de gestão da execução penal. 
Além disso, durante o encontro também está na pauta discussões sobre temas afetos à atuação das Corregedorias. 

Essa edição do ENCOGE contou com o apoio e a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça, que esteve à frente de toda a estruturação e organização do local do evento.

Solenidade de Abertura  

A abertura do 82º ENCOGE foi presidida pelo Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) e Presidente do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), participaram, ainda, da solenidade o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; o Corregedor-Geral de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador José Augusto Gomes Aniceto; o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins; a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  Maria Tereza Uille Gomes; o Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Desembargador Carlos Vieira Von Adamek - representando o Ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e o Presidente da Associação de Magistrados do Paraná (AMAPAR), Juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto.
Já a conferência magna, foi ministrada pelo Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins, que explanou sobre “A Corregedoria do CNJ e as Metas 2020 do Poder Judiciário”.

Eleição

Durante o encontro também houve eleição, foram escolhidos os magistrados que irão atuar na estruturação do próximo ENCOGE. Para Presidente do Encontro Nacional do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, foi eleito o Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas (TJAL), Desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza.

Também irá compor a equipe o Corregedor-Geral da Justiça do TJPR, Desembargador José Augusto Gomes Aniceto, como 1º Vice-Presidente do Colégio Permanente dos Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil.

Para a função de 2º Vice-Presidente, foi escolhido o magistrado Teodoro Silva Santos (TJCE); como tesoureiros estão eleitos os magistrados Maria de Nazaré Saavedra Guimarães (TJPA) e Kisleu Dias Maciel Filho (TJGO); e para secretários foram escolhidos Elvira Maria de Almeida Silva (TJSE) e Hilo de Almeida Souza (TJPI).

Acesse a programação do 82º ENCOGE.