Notícias

Alunos de escola estadual de Chopinzinho conheceram de perto o funcionamento da Justiça


ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL DE CHOPINZINHO CONHECERAM DE PERTO O FUNCIONAMENTO DA JUSTIÇA

Recebidos por juízes e promotores, crianças sanaram dúvidas e curiosidades a respeito do Poder Judiciário

Na segunda quinzena de abril, alunos do 6º ano do Colégio Estadual Nova Visão, do município de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, realizaram uma visita ao fórum da Comarca. A visita faz parte de um projeto que busca dar aos alunos a oportunidade de conhecer de perto as atividades dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Os estudantes fizeram perguntas sobre as funções do Juiz e do Promotor; sobre a diferença entre a atuação do Judiciário e do Ministério Público, além de demonstrarem curiosidade a respeito das atividades do Magistrado e dos cartórios. Entre esses e outros questionamentos, as crianças quiseram saber o que é necessário para se tornar um Juiz.

Em seguida, os alunos conheceram os gabinetes dos Magistrados, as instalações do Fórum, como o Plenário do Júri, as salas de audiências, o funcionamento do sistema de gravação audiovisual dos depoimentos, além do local onde ficam os réus presos deslocados para as audiências. Na visita, os estudantes foram recebidos pela Juíza Vivian Hey Wescher, titular da Vara Criminal e Diretora do Fórum, e pelo Juiz Rafael de Carvalho Paes Leme, titular da Vara Cível. Também estavam presentes os Promotores de Justiça Willian Scholz e Lucas Abaid.