Notícias

Calculadora de execução de pena criada pelo TJPR é adotada pelo CNJ e difundida para todos os Tribunais

Nesta segunda-feira (12), em cerimônia realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi lançada oficialmente a calculadora de execução de pena, que permite a emissão de atestados de pena com precisão muito maior do que a que vem sendo utilizada na maioria das Varas de Execuções Penais do país. Essa calculadora foi desenvolvida no ano de 2010 pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Paraná, para utilização no Mutirão Carcerário, pelos funcionários Pablo Damasceno Rattes, João Paulo Ribeiro do Nascimento, Débora Mesadri e Wagner Paulo Martins.

Nesta segunda-feira estes funcionários estiveram em Brasília, apresentando a calculadora, que já ganhou prêmios nacionais como o da Conip, em São Paulo, no mês de agosto, na categoria "Judiciário", como destaque do ano e está sendo recomendada para uso por todos os tribunais. Os finalistas do concurso da Conip foram o Tribunal de Justiça do Paraná, o Tribunal Superior do Trabalho e o Superior Tribunal de Justiça. O Paraná obteve o 1º lugar.

O Tribunal de Justiça de São Paulo é mais um a utilizar-se dessa calculadora, no Mutirão Carcerário que se realiza naquele Estado. O CNJ fez alguns melhoramentos, mas a base da calculadora é toda de iniciativa paranaense. A calculadora ficará à disposição no site do CNJ.

O Tribunal de Justiça do Paraná foi representado no evento pelo Desembargador Miguel Pessoa.