Notícias

CEJUSC de Ponta Grossa aprimora métodos para atendimento às vítimas de crimes

Foto: CEJUSC PG

CEJUSC DE PONTA GROSSA APRIMORA MÉTODOS PARA ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE CRIMES

Será implantado um modelo europeu, que além de auxiliar nas questões afetas ao processo, possibilita também atendimento psicológico e social

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Ponta Grossa vai aprimorar a metodologia de atendimento às vítimas de crimes. O objetivo é implantar um modelo europeu, utilizado na Finlândia, que possibilita atuação também nas questões psicológicas, sociais e médicas que envolvem o caso.

A iniciativa surgiu após uma palestra com a psicóloga da ONG finlandesa RIKU, Ella Lukkari, que ocorreu na última sexta-feira (15/2) no CEJUSC da cidade. A palestrante está realizando um intercâmbio no país, por meio da organização Brazilian Experience, e vem aproveitando a oportunidade para disseminar a metodologia usada no país europeu.

Durante a explanação, Ella Lukkari apresentou as estratégias usadas para auxiliar as vítimas nos aspectos psicológicos, médicos, legais e sociais que envolvem o fato. O modelo escandinavo tem o intuito de ajudar a vítima a passar pelo processo criminal. Oferece, ainda, suporte psicológico ao envolvido e seus familiares e às testemunhas que presenciaram a situação.

De acordo com a conferencista Ella Lukkari, nesse modelo são prestadas informações à vítima durante todo o curso do processo penal. Ela afirmou que seu acompanhamento psicológico, jurídico, financeiro e médico é essencial para a superação do ocorrido.

Participação

Participaram do evento membros da Defensoria Pública do Paraná que atuam em Ponta Grossa, Promotores de Justiça, assistentes sociais, psicólogos e representantes da comunidade acadêmica.

Projeto “Eu com Verso”

Em Ponta Grossa, o projeto “Eu com Verso”, realizado pelo CEJUSC em parceria com a 1ª Vara Criminal, está em fase inicial de implementação, porém já prestou atendimento a 20 vítimas diretas ou indiretas de crimes comuns, inclusive com acompanhamento de parentes nas sessões do Tribunal do Júri.

Com informações: CEJUSC Ponta Grossa.