Notícias

CEJUSC de Ponta Grossa promove curso para professores e para a Patrulha Escolar sobre Justiça Restaurativa


CEJUSC DE PONTA GROSSA PROMOVE CURSO PARA PROFESSORES E PARA A PATRULHA ESCOLAR SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA

O treinamento será ministrado em julho para 20 patrulheiros e 20 professores da rede estadual de ensino

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Ponta Grossa vai realizar em julho um curso de sensibilização sobre Justiça Restaurativa. O evento é destinado para os integrantes da Patrulha Escolar e Professores da rede estadual da cidade. As aulas iniciam no dia 5 e seguem até o dia 24 na Faculdade Secal.

O treinamento será ministrado em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM) e vai atender nesta primeira fase 20 patrulheiros e 20 professores da rede estadual.

Objetivo

De acordo com a magistrada Laryssa Angelica Copack Muniz, o objetivo do curso é fornecer aos patrulheiros ferramentas necessárias para lidar com os conflitos escolares e com os atos infracionais eventualmente cometidos na escola de maneira restaurativa, ou seja, buscando a solução com os envolvidos.

Ela destaca também a importância dos professores como agentes disseminadores da técnica. “São eles que estão à frente de grande parte das dificuldades enfrentadas na escola e, por esse motivo, são fundamentais para a pacificação de conflitos”, afirma.

Palestra

No dia 9 de junho foi realizada uma palestra no CEJUSC de Ponta Grossa para 30 policiais militares. Esse foi o primeiro contato com as técnicas da Justiça Restaurativa, que tem como objetivo promover a pacificação em conflitos por meio do diálogo entre a vítima, a outra parte e pessoas próximas aos envolvidos.

Programação dos Cursos

1ª Turma

Data: 5 a 7 de julho

Local: Faculdade Secal

2ª Turma

Data: 22 a 24 de julho

Local: Faculdade Secal