Notícias

Centro Médico e COPAS prestam orientações sobre o coronavírus


CENTRO MÉDICO E COPAS PRESTAM ORIENTAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS

O índice de mortalidade é pequeno em comparação às últimas pandemias, mas algumas medidas simples podem evitar a doença

O Centro de Assistência Médica e Social (CAMS) e a Comissão de Apoio Permanente à Saúde dos Magistrados e Servidores (COPAS), considerando as notícias sobre a disseminação do coronavírus, apresentam as principais informações e orientações de prevenção aos magistrados, servidores e estagiários do TJPR sobre o novo vírus.

Desde o final de dezembro de 2019, foram notificados, pela China, casos de pneumonia por um novo agente viral, o coronavírus. Rapidamente surgiram outros casos em diversos países, e segundo o Ministério da Saúde do Brasil, também observamos pacientes em nosso país.

Felizmente, o índice de mortalidade é pequeno comparado às últimas pandemias, mas recomenda-se tomar medidas simples para evitar a doença. Como não existe vacina específica para o coronavírus a prevenção ainda é a melhor orientação.

Confira ao final do texto um resumo com as principais orientações de prevenção do coronavírus.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus (CoV) é uma grande família de vírus. Eles são conhecidos desde meados da década de 1960 e podem causar um resfriado comum ou síndromes respiratórias graves como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome, (SARS-CoV) e a síndrome respiratória do Oriente Médio, cuja sigla é MERS, do inglês Middle East Respiratory Syndrome (MERS-CoV). Esses vírus receberam esse nome devido às espículas na sua superfície que lembram uma coroa.

Uma nova variante do vírus foi identificada recentemente, após a notificação de casos de pneumonia com causa desconhecida entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, diagnosticados inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei. Essa nova variante não havia sido identificada previamente em humanos e foi denominada 2019-nCoV. Centenas de casos já foram detectados em outras cidades da China, além de Tailândia, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos da América.

Qual a origem deste surto?

Acredita-se que a fonte primária do vírus seja em um mercado de frutos do mar e animais vivos em Wuhan.

Há outros coronavírus com transmissão de animais para humanos?

Investigações detalhadas descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de gatos selvagens para humanos na China, em 2002, e o MERS-CoV de dromedários para humanos na Arábia Saudita, em 2012. Vários coronavírus conhecidos estão circulando em animais que ainda não infectaram humanos.

A transmissão do coronavírus acontece entre humanos?

Sim. Todos os coronavírus podem ser transmitidos de pessoa a pessoa. Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membros da família que tenham tido contato físico com o paciente e/ou permanecido no mesmo local que o paciente doente.

Qual é o tempo de incubação desta nova variante do coronavírus?

Ainda não há uma informação exata. Presume-se que o início dos sintomas se dê em duas semanas a partir da exposição ao vírus.

Quais são os sintomas de uma pessoa infectada por um coronavírus?

Depende do vírus, mas os sinais comuns incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e falta de ar/desconforto respiratório. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e morte. Idosos e pessoas com problemas de saúde podem apresentar manifestações mais graves.

Qual é a letalidade desta nova variante do coronavírus?

Não se sabe até o momento. Porém, acredita-se que a letalidade do 2019-nCoV seja inferior a do SARS-CoV e do MERS-CoV.

Existe um tratamento para o coronavírus?

Não há tratamento específico. No entanto, muitos dos sintomas podem ser tratados. Além disso, os cuidados de suporte às pessoas infectadas podem ser altamente eficazes.

Existe uma vacina para o novo coronavírus?

Ainda não há vacina desenvolvida.

Tomei a vacina contra a gripe. Estou protegido contra o coronavírus?

Não. Esta vacina protege somente contra o vírus influenza.

Como reduzir o risco de infecção pelo coronavírus?

Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Estão contraindicadas as viagens para a China e para os países com casos importados?

Não. Com base nas informações atualmente disponíveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não fez restrições de viagens ou comércio. A OMS corrobora para que as medidas de preparação para emergências de saúde devem ser fortalecidas pelos países em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional (2005).

Há risco de epidemia global?

Sim. No fim de janeiro, a OMS declarou o surto de 2019-nCOV como uma situação de Emergência em Saúde Pública de Interesse Internacional.

 

*Informações da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI).

 

Resumo das principais orientações de prevenção do coronavírus:

  • Evite contato próximo com pessoas que sofrem com infecções respiratórias agudas;
  • Higienize as mãos com frequência, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Evite contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e sempre lavar as mãos.

 

Casos suspeitos devem ser notificados:

Contatos Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Telefone: 41-99117-3500

E-mail: urr@sesa.pr.gov.br / gripepr@sesa.pr.gov.br

Vigilância Sanitária

Telefone: (41) 3330-4498

E-mail: visa@sesa.pr.gov.br / dvvss@sesa.pr.gov.br

 

O Centro Médico do TJPR fica à disposição para eventuais dúvidas.