Notícias

CNJ acata pedido de reconsideração do TJPR referente ao setor de precatórios judiciais

Por meio de uma decisão proferida pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, nessa semana, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acatou um pedido de reconsideração efetuado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) referente à homologação de acordos diretos oriundos da Procuradoria Geral do Estado do Paraná. 

O pedido foi feito após inspeção, realizada em maio de 2022, em que o CNJ determinou ao tribunal a transferência dos saldos existentes na conta acordo para a conta da ordem cronológica, e que não fossem homologados os acordos encaminhados pela Câmara de Conciliação de Precatórios do Estado do Paraná. O TJPR solicitou a suspensão cautelar das determinações, sustentando que o relatório foi realizado sem levar em conta a existência da Lei Estadual no 17.082/2012, que criou a Câmara de Conciliação de Precatórios, e, apontou ainda, que a sistemática dos acordos de precatórios no âmbito do Estado do Paraná́ segue em conformidade com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Com relação à transferência dos saldos existentes na conta acordo para a conta da ordem cronológica, o TJPR justificou que a decisão impactaria diretamente as rodadas de acordos já́ realizadas pelas Câmaras de Conciliação, resultando na interrupção dos pedidos de acordo já́ protocolados. 

Diante das ponderações apresentadas pelo tribunal, o ministro Luis Felipe Salomão acatou o pedido de suspensão cautelar das determinações apontadas pela inspeção. A decisão não é definitiva, toda a documentação apresentada ainda deverá ser analisada para verificação da manutenção das determinações e continuidade do pedido de providências. 

Acesse a íntegra da decisão.