Notícias

CNJ promove Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias


CNJ PROMOVE SEMINÁRIOS DE PESQUISAS EMPÍRICAS APLICADAS A POLÍTICAS JUDICIÁRIAS

Os eventos têm como objetivo a discussão de pesquisas voltadas ao Poder Judiciário e a troca de experiência entre os participantes

Nesta quinta-feira (6/5), o Departamento de Pesquisas Jurídicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irá iniciar o ciclo de Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias. O evento de abertura consiste na apresentação do painel “A produção de dados e de pesquisas empíricas aplicadas”, que será transmitido às 16h, pelo canal do YouTube do CNJ.  Os demais seminários ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 17h às 19h.

Os eventos têm como objetivo a discussão de pesquisas voltadas ao Poder Judiciário e a troca de experiências entre servidores públicos, pesquisadores, estudantes e o público interessado em produção de estudos empíricos e metodologias de geração de dados. Dentre os temas a serem abordados, será possível conhecer pesquisas inéditas sobre diversos temas, tais como: ações possessórias coletivas e as alterações do Código de Processo Civil; as influências recíprocas entre mídia e sistema de Justiça Criminal; as inter-relações entre encarceramento e atuação da Justiça nos territórios de vulnerabilidade social; e a judicialização dos benefícios previdenciários e assistenciais. 

Esses e demais debates sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário estarão na pauta. A proposta é promover, ao longo dos Seminários, um espaço de debates e reflexões acerca das pesquisas voltadas às políticas judiciárias.

Mais informações sobre o evento com a programação de 6 de maio e dos dias seguintes estão disponíveis na página do CNJ, em https://www.cnj.jus.br/agendas/seminarios-de-pesquisa-empiricas-aplicadas-a-politicas-judiciarias/.